Canoa de Convés em Laguna

publicado em:23/03/18 6:59 PM por: Jurandir Figueiredo Histórias e FatosPesca e Lavorura

Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2006 | 2 comentários – Atualizada em 2020

A Canoa de Convés foi uma das principais embarcações da história da região de Laguna, e que teve grande importância no desenvolvimento desta região lagunar. A Canoa de convés era uma adaptação da canoa tradicional, foi desenvolvida pelos imigrantes como um meio de transporte cargueiro. Esta canoa tamanho médio de 9 metros trazia para Laguna os produtos cultivados aqui na região.  A partida das canoas significava a garantia do sustento familiar, saia dos portos, da colonia  carregada de produtos para negociar, comercializar na cidade, o retorno era dinheiro certo. Era um espetáculo avistar estas embarcações a navegar sobre as águas dos rios e lagoas.

O cais do porto de Laguna ficava repleto de canoas de convés trazendo produtos para negociar, tenho lembrança de ver passar no rio aqui do Ribeirão Pequeno, em frente o porto dos Paz as grandes canoas de convés, não lembro delas a vela, mais de dois remadores percorrendo o convés com grandes varas, sentido proa-popa para move-las para frente…

Não existe mais nenhum exemplar destas canoas em nossa região, mas com certeza sobraram belas lembranças que poderão ser contadas para resgatar essa marca importante de nossa cultura.

Enviado por: Jurandir S Figueiredo

 

Comentários
1 – Marcio Corrêa 04/12/2006
Jurandir em Ribeirão de quinze em quinze dias entrava uma canoa dessa de convés que trazia farinha ,açucar grosso,cachaça, chimangue,charque,era de Gravatal e o dono se chamava Domingos Maréga e seu auxiliar era um mudinho que tinha uma força de touro, quantas vezes corríamos por cima daquele convés era uma delicia parecia que estávamos dentro de um navio, e no Parobé também tinha uma do Sr Salomão que depois de anos deu uma enchente e quebrou toda seu Paulo Fermiano também tinha uma canoa grande mas não chegava a ser de convés abraços.

2 – DOMINGOS MAREGA NETO 18/03/2012
Ola!! sou neto do ultimo canoeiro de Gravatal, tenho mesmo nome que meu avó, quando ele faleceu eu era muito novo, se possível gostaria de saber mais historias dele… UM GRANDE ABRAÇO!!!



A última modificação foi feita em:maio 15th, 2020 as 2:49 PM


Post Tags


Comentários



Deixe uma resposta