Festa do centenário do Distrito de Ribeirão Pequeno - Distrito de Ribeirão Pequeno

publicado em:23/03/18 2:43 PM por: Jurandir Figueiredo Histórias e FatosArtigos e Notícias

Quarta-Feira, 06 de Abril de 2011

Descendentes dos primeiros pescadores e agricultores que chegaram na região do Ribeirão Pequeno ou nas seis localidades vizinhas estarão comemorando o centenário do distrito no próximo dia 9 de abril. Na programação apresentações culturais, missa e sessão solene da Câmara de Vereadores.

O Distrito de Ribeirão Pequeno, está situado a 11 km da Rodovia Federal BR-101 e a 22 km do centro histórico da Laguna, vai seguindo o contorno do morro, margeando a Lagoa Santo Antônio dos Anjos até a comunidade da Madre. Tem uma população de aproximadamente dois mil moradores.

Sua fundação data do século XVIII, por açorianos, formaram uma população que teve sua importância no desenvolvimento da região da Laguna.

A localidade, primeiramente foi denominada São Brás que é o seu primeiro padroeiro. O nome Ribeirão Pequeno foi em referência a uma cachoeira que atravessa a comunidade e desemboca no rio do Ribeirão, um afluente do Rio Tubarão, ligado a Lagoa Santo Antonio dos Anjos. Fazem parte do Distrito as comunidades de Bananal, Morro Grande, Figueira, Ponta Daniel, Parobé, Ribeirão Grande e Madre.

O evento é uma parceria da Fundação Lagunense de Cultura, Governo Municipal e Câmara de Vereadores.

Programação Ribeirão Pequeno Dia 9/04/2011
6h – alvorada festiva com repique dos sinos
9h – missa de ação de graças com o padre Carlos Wecker ( filho da comunidade) e Valdir Claudino Ribeiro – participação do coral de São Brás – homenagens aos moradores do Distrito
10h – sessão solene da Câmara de Vereadores
11h – descerramento da placa de comemoração do centenário – queima de fogos
12h – almoço
15h – apresentação açoriana Casa da Dindinha
16h – apresentação da bandeira do Divino
17h – apresentação do boi de mamão

Enviado por: PML – Jurandir S Figueiredo

Posts Relacionados



Post Tags


Comentários



Adicionar Comentário