Felipe Figueiredo um criador de miniaturas em Ribeirão Pequeno

publicado em:4/05/20 2:34 PM por: Jurandir Figueiredo Artigos e Notícias

O artesanato é a arte e as obras dos artesãos. Um artesão é a pessoa que realiza trabalhos através de um processo manual ou com auxílio de ferramentas. No geral os artesãos produzem o artesanato no ambiente familiar ou em suas oficinas e usam matéria prima natural, como a terra, areia, barro, metais, vidros, pedra, madeira etc…
Ser um artesão requer habilidades, talento ou conhecimento especializado na sua prática, porem a dedicação, persistência a essa atividade tem importância fundamental para o desenvolvimento desta arte.

Sempre destaquei em minhas postagens a valorização do talento dos ribeironenses, aqui nossos antepassados possuíam consideráveis habilidades e talentos para criação de peças artesanais para o uso cotidiano, peça dos engenhos de farinha, engenhos de açúcar, carro de boi e apetrechos, as canoas, redes, tarrafas, os pilões, gamelas, balaios, instrumentos musicais tambor, rebecas, artes em tecidos, brinquedos de madeira em fim muita coisa aqui se produzia. Embora atualmente a produção seja em menor escala, ainda temos muitos ribeironenses com talentos e habilidades nesta arte e quando surge alguém com destaque na modalidade artesanato, é prazeroso fazer uma referencia e prestigiar o trabalho.
Fiz essa introdução para apresentar os trabalhos do jovem artesão, natural e morador de Ribeirão Pequeno – Laguna, o Felipe Figueiredo com 24 anos é um jovem artesão com muito talento na criação de miniaturas de amimais, instrumentos musicais, caminhões, canoas e apetrechos de pesca.

Perguntei ao Felipe de onde veio o interesse por essa atividade?
E ele nos responde:
Toda essa história de fazer artesanatos teve início na minha infância, eu já era encantado por trabalhos feitos em madeira, via o Seu Antônio Vicente que é um morador aqui da comunidade fazer canga de boi e eu gostava muito de observar. Eu sempre gostei muito de embarcações e a que eu mais gostava e gosto é a canoa, principalmente pelo seu desenho peculiar. Via algumas miniaturas e canoa que alguns antigos canoeiros faziam e ficava encantado, com muita vontade de ter uma, e queria mesmo era para brincar na cachoeira perto de casa, mas tinha que ser bem feita rsrs, eu já era exigente desde pequeno, sempre observava os mínimos detalhes. Meu avô Brás Teixeira uma vez me deu um pequeno facão, muito bom de fio, mas não foi fácil ganhar dele pois, havia o medo de que eu sofresse um acidente, mas por sorte nunca aconteceu nada comigo pois já era um pouco habilidoso, vivia mexendo com tocos de madeira, tábuas e galhos de árvore.
Fui crescendo e os anos foram passando até que, encontrei alguém que me ensinou as manhas de trabalhar com uma faca, foi a partir desse momento que fiz o meu primeiro artesanato de fato, um tatu bola, que obviamente não ficou muito bem feito.

Há mais ou menos uns 2 anos atrás eu tinha uma ideia na cabeça, fazer uma canoa pela primeira vez mas eu acabava adiando, tinha receio de que não ficasse do jeito que eu queria, queria que ficasse perfeito na primeira vez rsrs, até que chegou um momento que eu resolvi por a mão na massa. Criei uma ferramenta específica para o desbaste interno da canoa, que eu considerava a parte mais difícil de fazer, deu tudo certo e funcionou como eu esperava e consegui finalizar, foi muito satisfatório pra mim.

Resolvi anunciar para venda em uma rede social e a partir daí recebi encomendas para fazer outras peças. Desde então já fiz alguns modelos diferentes de canoa, instrumentos musicais, um tatu galinha e um caminhão, e se pedem pedirem para fazer algo que não fiz ainda eu aceito o desafio. A internet é fundamental, pois, é através dela que consigo novos clientes.

Então  aqui contamos um pouco da história do Felipe, e quem se interessar em adquirir sua arte aqui está o seus contatos: felipeofigueiredo@gmail.com

Facebook: Felipe Figueiredo Arts

Instagram: felipefigueiredo_arts

 

Galeria das Artes: Clique Aqui!

Publicado por: Jurandir da Silva Figueiredo



A última modificação foi feita em:maio 28th, 2020 as 3:26 PM


Post Tags


Comentários


Sou muito grato pelo reconhecimento do meu trabalho, pela oportunidade de mostrar um pouco mais isso que é do meu lugar, uma coisa que faço por prazer! Obrigado a todos!

Responder

Deixe uma resposta