Dança do Boi de Mamão - Distrito de Ribeirão Pequeno

publicado em:6/03/18 11:42 PM por: Jurandir Figueiredo Boi de MamãoCultura

Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2006 | 10 comentários

GRUPO FOLCLÓRICO DANÇA DO BOI DE MAMÃO
O folguedo do Boi de mamão é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense. Está presente nos municípios do litoral e na Capital de Santa Catarina, onde concentra o maior número de grupos.

Dança do Boi de Mamão 1O elemento principal como o próprio nome indica é o boi; de armação de madeira e bambu, coberta com papel e pano. A brincadeira aborda um tema épico (a morte e ressurreição do boi).
Apresenta a pantomima das investidas do boi, a sua morte, a encenação da cura, envolvendo, os personagens do Mateus, Vaqueiro, Doutor, Urubu e finalmente, culmina com a ressurreição do boi.

Os outros bichos (cavalinho e cabrinha) são confeccionados à semelhança do boi, junto com o Vaqueiro, Mestre Mateus, Doutor, Bernunça, Maricota, Cachorro, Urso e o Macaco são figuras obrigatórias no ritual do folguedo popular. A “cantoria” acompanha toda a apresentação cantando versos alusivos às figuras e à dramatização.
O Boi-de-mamão, uma das tradições mais populares do litoral de Santa Catarina, revela em sua manifestação um auto dramático, encenado com alegre coreografia e ao som de uma cantoria contagiante que encanta e envolve crianças e adultos.
Dança do Boi de Mamão 2Cada bicho tem melodia e ritmo diferentes dos demais, e, consequentemente, dança e coreografia diversas. A dança é muito semelhante ao “Bumba meu Boi”, do nordeste brasileiro. A diferença está na alegria, improvisação e descontração, que são as características principais desta dança.

De onde veio o nome Boi de Mamão?
Há, pelo menos, duas versões para a origem do nome “Boi de Mamão”. Uma é que o primeiro boneco do boi era um mamão (a fruta), com pauzinhos espetados imitando as pernas. A outra versão é que o boi da história era muito manso e mamava bastante.
Os grupos de Laguna, possuem em cada comunidade características diferenciadas, o estilo do Grupo de Ribeirão vem seguindo as tradições dos antigos dançadores de nosso distrito. Manter vivo está tradição é um dever de todos que conhecem essa arte, e a Associação Cultural vem prestar esse apoio para a preservação do folclore lagunense.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL RIBEIRONENSE
Fundada em 25 de Outubro de 2000

Listagem dos Sócios Fundadores:
Presidente: Antônio Patrício Bitencourt
Vice-presidente: João dos Passos Teixeira
primeiro Secretário: Jurandir da Silva Figueiredo
segundo Secretário: Marlene Adriano de Oliveira
Primeiro Tesoureiro: Maria Terezinha Figueiredo Teixeira
Segundo Tesoureiro: Maria das Dores Pires Bitencourt
Conselho Fiscal: Elias da Silva Pires, Cleber Lima da Rosa
Suplentes: Célio José Patricio, Sergio Adriano, Rogério Teixeira
Diretor Social : Cesar de Oliveira
Diretor de Patrimônio: Gerson Mendes Paz
Diretor Cultural: Divo Pires

Atual Diretoria:
Presidente Jucelino Felix da Silva
Vice-presidente Antonio Patrício Bitencourt
Primeiro Secretário Marcelo Cardoso
Segundo Secretário Jurandir da Silva Figueiredo
Primeira Tesoureira Maria da Dores Pires Bitencourt
Segundo Tesoureiro Darci Cardoso
Conselho Fiscal: Braz Fernandes, Elias da Silva Pires, Antonio Sergio Adriano
Suplentes: Cleber Junior da Rosa, Amilton Figueiredo, Pedro Paulo Adriano de Figueiredo
Diretor de Patrimonio Luiz Gonsaga de Figueiredo
Diretora Social Ivete Matias Cardoso
Diretor Cultural Heitor Parente Junior

Dança do Boi de Mamão 3Grupo de dança do Boi de Mamão de Ribeirão Pequeno faz a festa O Grupo de dança do Boi de Mamão de Ribeirão Pequeno, vem se apresentando em Festas Juninas e julinas, na sede do Distrito e em várias localidades de Laguna outras cidades de Santa Catarina.
Fizemos apresentações no verão, no calçadão do Mar Grosso onde o grupo foi aplaudido por lagunenses e veranistas.
Participamos da semana Cultural de Laguna em 2005 e do FestivAl Catarinense de Folclore em 03 de setembro de 2006 mostrando nossa dança.
Estar presente apresentando nossa arte é nosso objetivo e prazer, pois somos voluntários e amamos essa tão importante expressão artística de nossa cultura !

 

 

Vídeos do Boi de mamão Ribeirão Pequeno

 


Comentários
1 – Angelita Santana Matias 24/01/2007
o boi de mamão é a mais bela e divertida forma de cultura da nossa terra… quem nunca viu não sabe o que perde …é brincadeira para crianças, jovens, adultos e idosos!!!!!!

2 – elaine bonifácio da rosa 07/12/2008
é uma tradição belíssima da nossa cultura açoriana, quem participa são os próprios ribeirinhos com sua sinpatia contagiante…inclusive meu amado pai e primos.beijos pra vocês.

3 – carol 27/06/2009
eles são ótimos gosto muito da dança deles eu vi em duas festas juninas aqui no meu bairro km 37 e eles são ótimos parabéns boi de mamão do ribeirão///////bjos pra todoss q participam dessa dança q é muito legal PARABÉNS

4 – Marcinho Corrêa 16/07/2010
Mto me alegro quando vou pesquizar alguma coisa sobre história de nossa terra querida que é Rib Pequeno,e alegria torna-se maior ainda quando encontro lá uma grande tradição q é o nosso Boi de Mamão,e pra meu orgulho um dos melhores do Brasil.Como é bom recordar o tempo que nós quando meninos tinhamos o maior medo que a bernuncia nos engolisse, e também aquela spectativa da hora de chamar meu boi dourado ou meu meu pitanga para dançar no terreiro.Salve Ribeirão orgulho daqueles q te admiram,Parabens pra vcs q não deixaram cair essa nossa brincadeira tradicional de nosso torrão natal.

5 – Marcio Gimarães 08/03/2011
Sou Artista Plástico e Vivencio hà 32 a brincadeira do Boi de Mamão aqui em Florianópolis. Hoje tenho uma empresa somente dedicada a esta cultura. Parabéns a todos pelo grande trabalho. www.boidemamaofestas.com.br

6 – ivone 24/04/2011
o boi de mamao e muito legal

7 – cinthia 28/04/2011
adorei

8 – chunamarra 31/05/2011
um estado sem cultura nao tem historia folcorica

9 – [email protected] 10/07/2011
Sabado 09/07/11 estive em barreiros com a” turma da pandica” de Ribeirão com o BOI DE MAMÃO e foi muito bom o pessoal deu show e ainda bem que sempre tem gente a frente que não deixa que se acabe assim como fizeram com a cancha de bocha com quadra de futsal que graças a Deus esta voltando para a alegria de muitos e infelizmente aqueles poucos que acham que só eles são os donos do Ribeirão que nos desculpem ,se depender dos muitos o Ribeirão vai voltar a ser FELIZ como sempre foi . E parabens a turma da “PANDICA DO BOI DE MAMÃO. vamos apoiar!!

Posts Relacionados



A última modificação foi feita em:março 19th, 2019 as 3:07 PM


Post Tags


Comentários



Adicionar Comentário