Casa da Dindinha ganha troféu Açorianidade - Distrito de Ribeirão Pequeno

publicado em:6/03/18 11:53 PM por: Jurandir Figueiredo Casa da Dindinha

Terça-Feira, 29 de Outubro de 2013

O esforço para pesquisar, preservar e divulgar a cultura açoriana em Santa Catarina foi reconhecido através do Troféu Açorianidade, entregue na última sexta-feira, para personalidades, entidades e gestores públicos, em Içara, no Sul do Estado.

Casa da Dindinha ganha troféu Açorianidade 1
Para o grupo folclórico Casa da Dindinha, de Laguna, a batalha para cativar crianças, adolescente e jovens a manter acesa a tradição açoriana foi valorizada pelo troféu Ilha Terceira. “O prêmio coroa todo o esforço”, assegurou o coordenador, Laércio Vitorino de Jesus. Estudante de Engenharia de Pesca, Ana Lúcia Paz Cardozo, deixa o cansaço de lado após o trabalho e as aulas e não perde nenhum ensaio. “Praticamente cresci dentro do grupo, esse reconhecimento é um incentivo muito importante para todos”, ponderou, ao lado da mãe Maria das Dores Paz, que também integra a equipe.

Criada em 1996, a distinção reverencia todos os anos 10 personalidades, cada uma com um troféu alusivo ao nome de uma Ilha do Arquipélago Açoriano: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores. O último troféu leva o nome da Ilha de Santa Catarina, chamada carinhosamente de 10ª Ilha Açoriana.

Os nomes dos homenageados são indicados e aprovados por votação pelo Conselho Deliberativo do NEA, integrado por 65 instituições (prefeituras, universidades e fundações culturais) com sede no litoral de Santa Catarina que têm a preocupação de preservar os traços da cultura açoriana.

A entrega dos troféus integra os preparativos do 20º Açor – A Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que acontecerá em Içara, no sul do Estado, em novembro.

Estandes, gastronomia, exposições fotográficas, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros fazem do Açor a maior e mais diversificada festa da cultura açoriana no País.

A entrada é gratuita e aberta ao público. Laguna irá participar através da Fundação Lagunense de Cultura e a Casa da Dindinha.

Enviado por: Jurandir Figueiredo – Fonte: Jornal Notícias do Dia



A última modificação foi feita em:novembro 20th, 2018 as 11:46 PM


Post Tags


Comentários



Adicionar Comentário