A Bandeira do Divino na Festa de São Brás - Distrito de Ribeirão Pequeno

publicado em:2/04/18 6:20 PM por: Jurandir Figueiredo Histórias e FatosArtigos e NotíciasReligião

Sábado, 30 de Setembro de 2006

A Bandeira do Divino de Ribeirão Pequeno, era uma tradição importante. Nos meses de dezembro a Fevereiro com suas pombinhas em meio as fitas coloridas a comitiva da bandeira percorria as casas apresentando a cantoria e recolhendo prendas para a festa.
Os devotos com a bandeira, violão, tambor e a rebeca, chegavam com a cantoria afinada, entoando versos e eram acolhidos aqui e ali nas várias casas da região.
Nas visitas, os cantores entoam versos abordando assuntos atuais, algum fato da família e da comunidade. A visita da bandeira emocionava os visitados e com a gratidão e a fé no Divino Espírito Santo, fazem doação de alimentos, prendas e dinheiro para a festa.
Após várias entoadas, versos desejando prosperidade, felicidade, paz e saúde a família visitada agradecia a todos os componentes da bandeira.
Na saída um verso de despedida finaliza a apresentação. O morador da casa visitada antes da saída, beijam as fitas da bandeira e fazem o sinal da cruz em respeito ao Divino Espírito Santo.
Se encontrares uma comitiva da bandeira do Divino, dê-lhes um sorriso de alegria e trate-os com respeito pela fé de suas almas, onde impera a bondade de seus corações. Diga-lhes: Deus os abençoe nas suas missões; Amem !

 

Enviado por: Jurandir da Silva Figueiredo



Post Tags


Comentários



Adicionar Comentário