Seja bem vindo ! - Hoje Quarta-Feira, 23 de Abril de 2014

Destrito de Ribeirão Pequeno

Histórias e Fatos >> Gente da Terra

Voltar a ver todas as Histórias e Fatos!

Origem do Sobrenome Figueiredo

Quarta-Feira, 04 de Abril de 2007 | 238 comentários

Figueiredo, do antigo português, é sinônimo de figueiral, e designa lugar onde existem muitas figueiras. (Antenor Nascentes, II, 112). Como laranjal, bananal.

Sua origem como sobrenomes está ligada a uma lenda, ocorrida pro volta do ano 783, pela qual consta que os mouros, de cultura muçulmana, invadiram a Península Ibérica, onde hoje se localiza Portugal e Espanha, e dominaram toda a região. Como tributo de conquista, o Kalifa, rei de Córdova (Espanha), passou a exigir do vencido Mauregato, Rei de Leão, um tributo de 100 donzelas anuais. Inconformados com essa absurda exigência por terem formação cristã, os fidalgos e o próprio povo ibérico ofereciam resistência toda vez que os mouros passavam para cobrar as mulheres, mas sempre era vencidos.

Numa dessas ocasiões, os mouros conduziam seis donzelas para o kalifa e, quando passavam por um Figueiredo (ou figueiral) localizado próximo a Viseu, o fidalgo Goesto Ansur, que se encontrava por ali caçando, investiu contra os muçulmanos e, depois de esgotada a munição, armou-se com um pesado galho de figueira, vencendo-os e restituindo as mulheres à liberdade.

Depois de expulsos os árabes da penínsulas como homenagem por aquele ato de bravura, o fidalgo foi agraciado com o sobrenome de FIGUEIREDO com direito a Brasão de Armas.

Também a localidade onde o fato aconteceu passou a chamar-se Figueiredo das Donas, nome que permanece ainda hoje, localizada na comarca de Viseu, em Portugal. Por extensão, todos os moradores daquela localidade passaram a assinar-se “de Figueiredo” que significava “procedente ou originário de”. Assim, além daquele conferido a Goesto Ansur, o sobrenome Figueiredo passou a ter significado geográfico, alcançado a todos os habitantes daquela localidade.

Embora a partir daquele ato todos os seus familiares passassem a utilizar o sobrenome, a genealogia dessa família só é encontrada pela primeira vez com o quinto neto deste Ansur, de nome Soeiro Martins de Figueiredo, conforme registros datados de 1211 e 1245, ao tempo dos reis de portugal, D. Afonso II e D.Afonso III.

Depois, encontramos na história do Brasil, o nome de Jorge Figueiredo Correia, escrivão da fazenda real, que, em 1535, foi donatário da capitania de Ilhéus, localizada entre a Capitania da Bahia e a de Porto Seguro.

A família à qual pertencia o donatário Jorge de Figueiredo Correia era chamada, em Portugal, de “a dos escrivães da fazenda”, já que três de seus membros desempenham aquele cargo: Henrique de Figueiredo, seu Bisavô, foi escrivão da Fazenda do rei Afonso V e de D. João II. Enquanto Rui de Figueiredo, avô de Jorge, desempenhou a mesma função no reinado de D. Manoel.

Jorge de Figueiredo nunca veio ao Brasil. Administrou sua capitania através de terceiros. Casou-se D. Catarina de Alarcão, e um filho deste casal, Jerônimo Alarcão de Figueiredo, foi pagem de D. João III, o que evidencia a intimidade daquela família com a corte portuguesa.

O primeiro Figueiredo de que se tem notícia que efetivamente desembarcou no Brasil, foi Lourenço de Figueiredo, “fidalgo nos livros d'El Rei”, condenado a degredo na Bahia por haver assassinado um cônego, seu parente. Lourenço aqui chegou em fins de anjo de 1536, trazido pelo donatário Francisco Pereira Coutinho, na companhia de seu filho de 12 anos, Jorge Figueiredo Mascarenhas que mais tarde casou-se com Apolônia Álvares, filha do lendário Diogo Álvares Coréia , o Caramuru,

A partir de então, por ser sobrenome muito comum, tanto em Portugal como na Espanha, muitos Figueiredos vieram para o Brasil aqui se estabeleceram, alguns dos quais citamos:

1. Inácio de Figueiredo (1624 -1668, RJ) que deixou geração de seu casamento com Margarida Pinto, cujo neto José Bernardo de Figueiredo (09.06.1830) casou-se em Recife, com Claudina Gonçalves da Silva, deixando muitos descendentes.

2. Cap. Luiz de Figueiredo Leitão, nascido a 04.03.1687, na Freguesia de N. Sra Da Conceição de Monchique, comarca de Vila Nova de Portimão, distrito de Faro, Portugal. Antiga família de Minas Gerais, com ramificação no Rio de Janeiro, de onde descende o ex-presidente João Batista de Oliveira Figueiredo (15.01.1918, Rio, RJ). Presidente da República de Brasil Período de 1979 a 1985. Uma Ramificação desta família (Figueiredo Leitão) teve por descendente José Joaquim de Figueiredo Neves, que foi juiz ordinário em Rio Pardo – RS, onde também foi fazendeiro. Deixou geração de seu casamento a 13.10.1800, em Rio Pardo, com Francisca Ermelinda de Andrade. Um de seus filhos José Joaquim de Andrade Neves, foi agraciado por D. Pedro II com título de Barão do Triunfo, por ter participado com bravura na denominada campanha do Paraguai.

3. Patrício Manoel de Figueiredo, de Origem portuguesa, foi nomeado Capitão de Infantaria com a Incumbência de proteger um dos terços da cidade de Rio de Janeiro, em 1736. Neste Posto, assumiu interinamente o Governo da Capitania de Santa Catarina, em Desterro, em substituição ao Brigadeiro José da Silva, de 25 de agosto de 1743 a 25 de janeiro de 1744. No seu período governamental, a Vila da Laguna foi desmembrada da capitania de São Paulo e unida à do Rio de Janeiro, subordinando-se, assim, à Ilha de Santa Catarina.

4. José Marcelino de Figueiredo, Capitão Regente de Voluntários reais de Portugal, nasceu em 1735, em Trás-os-Montes, Portugal. No período compreendido entre 16.03.1769 a 14.06.1774, foi nomeado Governador da Província de S. Pedro(hoje, Rio Grande do Sul). Além de responsável pela transferência da capital gaúcha de Viamão para P.Alegre, também iniciou o povoamento da região localizada ao sul de P. Alegre. Dirigiu a retomada da cidade de Rio Grande, à época invadida pelos espanhóis.

5. Nessa época., por volta de 1736, nascia na Vila de Paranaguá, então subordinada ao Bispado de São Paulo, ANTÔNIO RODRIGUES DE FIGUEIREDO que se casou em Laguna com Anastácia da Silva, natural de Enseada de Brito Florianópolis. O casal estabeleceu-se em Ribeirão Pequeno/Laguna, constituindo-se num de seus primeiros habitantes. Teve oito filhos, dentre os quais Domingos Rodrigues de Figueiredo. (V. Doc Fls.37 e 38). Uma sua neta, de nome Jesuína Joana de Jesus, filha de José Rodrigues de Figueiredo e Joana Maria de Jesus, casou-se Antônio José de Figueiredo, irmão de nosso Bisavô. Mais adiante, um trineto desse Antônio, de nome Antônio Manoel Luiz de Figueiredo, filho de Manoel de Figueiredo e Maria da Glória, casou-se com uma irmã do nosso avô, Petronilha Carolina de Jesus. Os descendentes deste casal, foram apelidados de “Glória”, nome herdado de Maria da Glória, sogra de Petronilha, pessoa de personalidade marcante. Ex. Ana “Glória”, cujo nome real era Ana Figueiredo, Sebastião “Glória”, Pedro “Glória”, ...

Portanto, além de duplamente aparentados por afinidade, os Rodrigues de Figueiredo e os descendentes de Joaquim José de Figueiredo (que gerou a nossa família), travaram estreita amizade, realizaram negócios e conviveram por longo período, conforme farta documentação. (V. fl. 36) – declaração em que nosso avô compra “huma varanda e hum monte de engenho”de Bernarda Maria, viúva de Luiz Rodrigues de Figueiredo).

Tiveram várias propriedades no Ribeirão Pequeno, Madre e Parobé. Eram alfabetizados - coisa rara na época - e dispunham de algum recurso. Eram ligados à pecuária, assim como os nossos ascendentes e, com toda a certeza, tiveram perdas, saqueadas para abastecer as tropas Farroupilha que invadiram Laguna em 1839.

Seus descendentes foram se estabelecendo nas localidades vizinhas como: Jaguaruna, Imaruí, Passo do Gado, Araranguá,
Morrinhos (terra Natal de Anita Garibaldi), etc...Depois, parece terem se concentrado mais em tubarão, em fase de crescimento da vila pela construção da ferrovia.

Dois deles, Luiz Rodrigues de Figueiredo e Luiz Rodrigues de Figueiredo permaneceram no Ribeirão Pequeno, conforme comprovam documentos de terras de época.

6. Pedro Américo de Figueiredo e Melo (29.04.1843, areias PB). Consagrado pintor, desenhista e professor do Império. Um dos maiores pintores nascidos no Brasil, protegido de D. Pedro II. Dentre tantas obras, pintou o famoso quadro que ficou conhecido como “Fala do Trono”, em que aparecem, D. Pedro II, políticos influentes da época, além de personalidades como D. Tereza Cristina, a Princesa Isabel e o Conde D’Eu. Outros quadros não menos famosos, inspirados em temas históricos, são: O grito do Ipiranga, Batalha do Avaí e Paz e Concórdia. Casado em 1869, em Lisboa, deixou descendência no Rio de Janeiro.

7. O provável “parente” Franscisco Antônio de Figueiredo, em 10 de Janeirode 1823, assinou a “Ata de Ratificação de Juramento da Independência”, reunião social que naquela data se realizou em Laguna, em meio à conturbada crise política que atravessava a nação brasileira nos dias que antecederam a independência. Todavia perdeu-se no tempo o liame de ligação com a nossa linhagem.

8. Antônio Pedro de Figueiredo, em 1848/1850, participou da revolução Praieira que eclodiu no Nordeste em defesa do Federalismo e expulsão dos portugueses. Nas páginas da revista Progresso, Antônio Pedro de Figueiredo publicou artigos que apontavam a concentração de terras nas mãos de uns poucos proprietários como um dos grandes males da província. A Praieira deriva de um jornal liberal, cuja sede ficava na Rua da Praia, no Recife, onde Originou o movimento.

9. Afonso Celso de Assis Figueiredo, Visconde de Ouro Preto, filho de João Antônio Afonso e D. Maria Magdalena de Figueiredo, Ministro do Império que no dia 24.031884, com a presença do Imperador D.Pedro II, Família Imperial e todo o Ministério, inaugurou o Museu da Marinha, visando a perpetuar as grandes conquistas navais da Marinha Brasileira.

Como titular da Pasta da Marinha, o então deputado Afonso Celso Integrou 3° gabinete, em 1866, constituindo-se num dos grandes construtores da vitória brasileira contra o Paraguai.

10. Identifique, na Internet, Militão Vieira Figueiredo, informa que seu avô, de mesmo nome, morava no agreste baiano, numa cidade que hoje é conhecida como Raso da Catarina. Frequentemente dava pousada para o cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião.

11. José Deeke, um escritor que visitou as colônias alemãs no Brasil, descreve em documento de época, os constantes conflitos existentes entre colonos e índios, ocorrido na colonização de Blumenau, na segunda metade de 1905. Em determinado trecho, o autor refere a um “novo e sanguinolento” festim (massacre) realizado pelos índios botocudos, no Campo dos Figueiredo, na fronteira oeste de Blumenau.

Evidente, não se buscou esgotar a pesquisa sobre os Figueiredos existentes no Brasil, o que seria absolutamente impossível, dado o elevado número de famílias com esse sobrenome. Fizemos estas citações apenas a título de ilustração e curiosidade. Afinal, basta abrir jornais, ouvir noticiários, acessar Internet para se ter uma idéia do elevado número de pessoas com este sobrenome.

Para concluir, e para que se entenda a dificuldade encontrada para estabelecer parentesco num sobrenome tão comum, esclarecemos que somente no período compreendido entre 1872 e 1897, a imigração brasileira registrou o ingresso de 128 imigrantes com sobrenome Figueiredo e mais 35 Figueiredo, todos de origem portuguesa, espanhola, e italiana.

Em tempo: Em set/1999, viagem pelo Nordeste, observei por curiosidade que havia no guia telefônico de Salvador, cerca de 700 verbetes Figueiredo e uns 300 Figueiredo. Consta que em o i é a palavra traduzida para o espanhol. Procurei constar conforme o registro. Contudo, os documentos mais antigos, tanto na nossa linhagem como nos Rodrigues, são escritos sem i. (V.Dctos. às pás. 36, 37 e 38).

Nos casamentos de nosso avô (civil e religioso) consta Figueiredo, mas todos os seus filhos foram registrados sem o i, conforme certidões.
Obs. 2: Eupharásio, Eufrázio ou Eufrásio? – Nos casamentos de nosso avô (fls.34 e 35), consta Eufrázio. Mas ao Passar para o sobrenome dos filhos, virou Euphrásio. Assim, João Euphrásio de Figueiredo,...

Texto extraído do ESTUDO DA ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMILIA FIGUEIREDO. Autor: GERALDO FIGUEIREDO

Enviado por: Geraldo Figueredo



Comentários no Facebook

Comentários

Permalink #1 #1 - Silvia Cristina Flores Figueiredo 20/05/2008
Pelo que vi, sou descendente da parte da família FIGUEIREDO de Ribeirão Pequeno. Algum parente? Meu avô é AGENOR FIGUEIREDO, mas não sei os nomes dos meus bisavós...

Permalink #2 #2 - joani batista 05/06/2008
muito bom o texto gostei o nome do meu avo é amancio batista de figueiredo e do meu pai ficou pedro batista e minha avo, nao deixou ele colocar o sobrenome nos filhos e deixou apenas batista isto era inhapim minas gerais decada de 30

Permalink #3 #3 - SILVANA LIMA 25/07/2008
SOU DE RECIFE E CREIO QUE MINHA ORIGEM VEM DE PEDRO AMERICO DE FIGUEIREDO, SEGUNDO RELATO DO MEU AVÔ, JOÃO BATISTA DE FIGUEIREDO (HOMONIMO DO PRESIDENTE)

Permalink #4 #4 - claudio figueredo cruz 16/09/2008
nao fui registrado por parte de pai, mas minha mae diz que ele se chamava manoel correa de figueredo, da cidade de tras os montes portugal, esta relaçao ocoreu en 1960 no rio de janeiro, sera que posso localizar alguns parentes ou descedentes, visto que ja tenho 47 anos estou en espanha a 3anos 8 meses,. ela diz que se acaso encontro alguem proximo que se pode fazer o exame de dna , sera que vcs. podem me ajudar obrigado

Permalink #5 #5 - Marcia Figueiredo 22/09/2008
BOM, MEU PAI SE CHAMA ELMO B MORAES FIGUEIREDO..E MEU AVÓ JÁ FALECIDO AGOSTINHO DE MORAES FIGUEIREDO, SOU DO RIO DE JANEIRO

Permalink #6 #6 - Ariane Duarte Figueiredo 23/09/2008
Oi prazer... gostei de saber a origem do meu nome !!! Meu pai se chama Wilson Silva Figueiredo e meu avô Beijamim Adão Figueiredo eles nasceram na Bahia mas, eu nasci em São Paulo. beijus

Permalink #7 #7 - SALATIEL BORGES DE FIGUEIREDO 14/10/2008
O que sei da minha família é que meu bisavo "amancio borges de figueiredo" veio para a Brazil com Dom João VI em 1808. gostaria de comfirmar essa imformação.

Permalink #8 #8 - SALATIEL BORGES DE FIGUEIREDO 24/10/2008
Meu avó era Fransisco Borges de figueiredo, meu pai Florisbélo Borges de Figueiredo, somos natural de Santa Rosa "Rio Grande do Sul"

Permalink #9 #9 - William Figueiredo Muniz 01/11/2008
É com muito prazer que ao vermos o histórico da familia Figueiredo, tem uma raiz nobre, que exprime um título, mais que um simples sobrenome. A minha vontade de saber mais sobre a origem da familia é grande, e o que já sei vou compartilhar com todos. Em busca em uma exposição no RS, encontrei um brasão da familia figueiredo dos anos 1260 onde DOM Goeto de Ansures pai de Dom Soeiro Martins Figueiredo,que recebeu o título em 1274 de Alferes-Mor pelo Rei Dom Afonso II de Portugal . Sou neto de Guilherme de Souza Figueiredo, filho de Manoel Joaquim de Figueiredo e Francisca Catarina, meu avô nasceu em 1886 em Borbela, Vila Real próximo Trás-os-Montes no norte de Portugal, e veio para o Brasil em 1926, onde constituiu familia no norte do estado do RJ. Meus tios e primos sondando a nossa origem, descobriram a familia localizada na região descrita, e foram lá e mantiveram contato com eles( tenho foto das ruinas da casa de pedras de meus bisavós - 1886 ), e quem desejar vê-las entrar em contato por e-mail wfmuniz@gmail.com

Permalink #10 #10 - Cristina de Figueredo Pedro 28/12/2008
minha família vem de Imaruí/SC só que desde criança cresci sabendo que era de origem portuguesa não conheci os avós de minha mãe,eles morreram antes de eu nascer.Meu avô se chama Crispim de Figueredo. Se eu alguém tem alguma informação sobre a minha família e se eles tem realmente origem portuguesa é um desejo enorme saber se realmente sou portuguesa.

Permalink #11 #11 - julio cesar de santana figueiredo 12/01/2009
Meu avô chamava-se Godofredo Figueiredo,nascido em Arcoverde estado de Pernambuco.Gostaria de saber mais sobre esse grande homem.

Permalink #12 #12 - eliane figueiredo 15/01/2009
meu figueiredo era do meu avô joão batista figueiredo, meu bisa era luiz batista figueiredo e minha bisa que era prima do meu bisa tb era alice soares figueiredo. sou de aracaju/se mas o figueiredo e do interior do estado de sergipe capela. gostaria de informações.

Permalink #13 #13 - Julio Figueiredo Soares 19/01/2009
A pesquisa ajudou muito ,provavelmente a origem do nome em nossa família, vem de origem de Militão Vieira Figueiredo pois minha bisavó materna viveu próximo a cidade de Senhor do Bonfin Bahia , ela contava que quando criança havia visto o capitão Virgulino ferreira... vulgo Lampião.

Permalink #14 #14 - Luiz Antonio Figueiredo 21/01/2009
Meu pai chamava-se Antonio Siqueira Figueiredoda cidade de Itaporanga-PB, eu nasci em São Paulo-Capital, gostaria de saber se ainda existem parentes meu em Itaporanga-PB.

Permalink #15 #15 - Newton Herculano Carneiro Pinto 02/02/2009
Inacio Figueiredo, foi casado com Maria Joana Figueiredo,pais de Audelina Figueiredo nome de solteira ,QUE foi casada com( Ismael Floriano Machado Fagundes meu Bisavo, ITAQUI -RS ,portanto INACIO FIGUEIREDO FOI MEU TRISAVO, CASO ALGUEM TIVER MAIS DADOS FAVOR ME ENVIAR. OBRIGADO. nEWTON

Permalink #16 #16 - Paulo Alexandre Moreira De Figueiredo 10/02/2009
A minha familia paterna é De Viseu. É uma cidade que fica próximo do Lugar De Figueiredo ou Figueiredo Das Donas em Portugal. Neste momento estou em Lisboa. Passei os meus 37 anos sem me preocupar com apelidos e só hà pouco tempo é que lembrei informar-me acerca destas coisas e achei no minimo curioso. Por outro lado o meu apelido Moreira é materno e tem ligações históricas com Figueiredo. Espero que não seja coisa para matar a cabeça! Agora vou ouvir um som...Beatles ou até Napalm Death ou Slipknot ou Metallica...Slayer. Sou muito jovem para o passado. Estou no presente. Mas de qualquer maneira podem comunicar. Este momento é um acaso.

Permalink #17 #17 - Herinete Alves Figueiredo de Souza 28/02/2009
Meu pai é natural do estado da Paraiba, com sobrenome Gonçalves de Figueiredo, nascido em uma pequena cidade chamada Pirpirituba, onde praticamente todos são parentes (distante 2 hs de carro da capital, João Pessoa). Sei tambem que os restos mortais dos fundadores da cidade foram colocados em uma capela existente no local, e transferidos para uma Igreja, construida posteriormnte na cidade. A localidade desenvolveu com uma mistura de várias famílias portuguesas, tais como: Figueiredo - Gonçalves - Melo - Viana - Lucena. (se não me falha a memória). Tenho imensa vontade de contruir nossa árvore genealogica. Como no comentário mencionado acima ( feito por SALATIEL BORGES DE FIGUEIREDO 14/10/2008 ) tb fiquei sabendo que meus parentes vieram para o Brasil junto com a Família Real, recebendo terras na localidade que hoje tem o nome de Pirpirituba. Tb gostaria de comfirmar essa imformação. No comentário feito por 14 - Luiz Antonio Figueiredo 21/01/2009 verifiquei que sua origem tb é do Estado da Paraiba. Se alguem estiver interessado neste assunto, passarei meu e-mail.

Permalink #18 #18 - Luiz Antonio Figueiredo 05/03/2009
Herinete (comenterio 17) tambem gostaria de construir a arvoere genealogica de minha familia, portanto, solicito seu email para que possamos trocar informações e quem sabe conseguirmos nosso ideal. Muito embora minha familia, que eu saiba, é original de Itaporanga-PB e a sua é de outra localidade mas nada nos impede de tentarmos. Grato.

Permalink #19 #19 - Lucinéia Aparecida Figueiredo 10/03/2009
sou filha de Mario Aparecido Figueiredo e estou tentando ajudar meu pai a encontrar os familiares dele.Ele veio de São Paulo, é filho de José Salles Figueiredo e Laudelina ... Figueiredo.Se vc conhece essas pessoas me ajude...

Permalink #20 #20 - Paulo Alexandre Moreira de Figueiredo 11/03/2009
As familias reais são um cu e as republicas o esfinter. Os apelidos e nomes ancestrais uma treta ... não reconhecem que novas culturas crescem? Aos comentários de 1 a 19. rais os parta!? ...eu me perdoo... ha ha ha Movimento cultural O-Lastro. Acho que não entendem onde existe a verdadeira força "familiar"! Fim do cristianismo, 2000 anos de adoração ao senhor das teias de aranha - basta! O que é Nobre? " Toda a elevação do tipo "homem" tem sido até aqui obra de uma Sociedade aristocrática - e assim será sempre: uma sociedade que acredita numa longa escala de ordens de classe e diferenças de valor entre homem e homem e que precisa da escravatura num ou noutro sentido. Sem o patos da distãncia como o que se desenvolve das diferenças de classes personificadas, da constante alerta e vigilância de classe dominante sobre os súbditos e instrumentos e do seu igualmente constante exercício de de obediência e comando, no seu dominar e manter à distância, esse outro, mais misterioso patos também não se podia ter desenvolvido, esse anseio por um sempre crescente alargamento da distância dentro da pr´pria alma, a formação de estados mais elevados, mais raros, mais remotos, mais tensos mais compreensivos, em suma, precisamente a elevação do tipo "homem", a contínua "auto-superação d homem", para tomar uma fórmula moral num sentido supramoral. Quanto à forma como uma sociedade aristocràtica (ou seja, a condição prévia para esta elevação do tipo "homem") tem origem, não nos devemos deixar ser levados por ilusões humanitárias: a verdade é dura. Admitamos a nós próprios sem estremeçer como até hoje começaram todas as culturas superiores! Homens ainda de uma natureza natural, bárbaros em todo o sentido da palavra, homens predadores ainda em posse de uma força de vontade inquebrada e de anseio por poder, lançaram-se sobre raças mais fracas, mais civilizadas, mais pacíficas, talvez raças mercantes ou criadores de gado, ou sobre culturas mais brandas, cujas forças vitais mesmos então se apagavam num fogo de artifício de espírito e corrupção. A casta nobre era no início sempre a casta bárbara: a sua superioridade residia não na sua força física, mas principalmente na sua força psíquica - eram seres humanos mais completos (o que, a todos os níveis, significa também "bestas mais completas")"

Permalink #21 #21 - Paulo Alexandre Moreira De Figueiredo 11/03/2009
Bem enfim. Como não tenho mais nada para fazer...neste momento; ando numa de Matrix e de ciberpunk. A mostra do Brasil na feira de arte de Madrid O´Arco de 2008 foi no minimo estranha, para não dizer que havia alguma vontade para o escandalo. Mas aprecio o investimento do ministério da cultura no que concerne ao apoio às galerias. Achei interessante o projecto de Gilberto Gil. Agora com Juca Ferreira não sei? Saudações Culturais e familiares!

Permalink #22 #22 - Orlando Figueiredo Nascimento 11/03/2009
Pelo que sei Meus trisavôs vieram d o nordeste, mas, precisamente do Rio Grande do Norte, no entanto, não pude me encaixar em nenhum dos exemplos acima, meu bisavô se chamava Jessé Guedes de Figueiredo, alguns dos seus irmão foram João Guedes de Figueiredo, Laura Guedes Moura, Pedro Guedes de Figueiredo, Paulo Guedes de Figueiredo, José Figueiredo Moura...

Permalink #23 #23 - Sara Figueiredo 20/03/2009
Concordo com a colocação feita por Paulo Alexandre da mensagem 19, ao pesquisar sobre o nosso sobrenome ,esquecemos que hoje somos latinos-americanos e que possuiamos uma cultura e uma civilização rica em conhecimento e super organizada, somos decendentes realmente de pré-semitas o povo mais antigo que existiu e que habitava aqui na América Latina e que foi exterminados com o processo de colonização. Os europeus introduziram em nós a inferioridade para que fossemos dominados, fazendo acreditarmos que o padrão de beleza, sabedoria, conhecimento, riqueza entre outros pertence somente a classe européia. Pessoal abre o olho.... Vamos nos orgulhar de nossos decendentes que vieram para esse território e constituiu familia, pois naquela época só queriam saber de explorar e voltar para seu país de origem, mas vamos ter orgulho maiormente de quem somos hoje e de nossa verdadeira cultura.

Permalink #24 #24 - Antonio Marçal Bonorino Figueiredo 01/04/2009
Referência à Mensagem 15: Newton, o Inácio Figueiredo que falas era irmão do meu bisavo paterno José Marcellino de Figueiredo, este natural de Rio Pardo,RS e ambos viveram no município de Itaqui,RS. Não sei de onde voce é natural, pelo teu sobrenome suponho sejas de Itaqui. Bem, nesse muncípio há uma localidade, no segundo distrito, denominada e conhecida por Figueiredos, onde nasci (resido em P. Alegre), justamente em função do velho tronco Marcellino e seus descendentes (seus filhos e dentre os quais meu avó e pai, todos falecidos). Marcellino casou-se com a filha do Tenente Coronel Domingos Correia, meu tetravô, pernambucano que foi fazer as Campanhas da Cisplatina e ficou no Sul para sempre. Domingos foi dono da atual Fazenda Bela Vista, hoje propriedade da família do falecido Laurentino Pinto (é a tua família, Newton?) O Inácio, que lutou na Guerra do Paraguai - onde perdeu um braço, realmente tinha relações com o teu trisavo Ismael, figura conhecida na época. O Ismael, dentre duas outras fazendas, foi proprietário da Fazenda Sociedade (e que depois pertenceu a uma outra figura conhecida, o Jacomo Bonapace - POLACO) . E o Inácio, sogreo de Ismael, residia na Fazenda vizinha conhecida por Nacional, até hoje existente na localidade, onde hoje os Colletos, de São Borja, criam gado. Referência à Mensagem 7 - Salatiel, dizes que naturais de Santa Rosa, RS. É provável que tenhamos relações parentais aproximadas, pois como disse ao Newton, acima, e até onde sei, os Figueiredos no Rio Grande do Sul tem vínculos com RIo Pardo (cidade antiga e histórica). Sei que meu bisa Marcellino saiu de Rio Pardo e mudou-se para Itaqui e outro ou outros irmão/irmãos seu/seus foi/foram para Palmeira das Missões. Esses velhos em Itaqui e Palmeira mantinham contatos. Os Figueiredos antigos trasnsportavam, em carretas, erva-mate (uma das riquezas do RS na época) da Palmeira para Itaqui e foi este produto que muito ajudou no despontar da pujança econômica do futuro município Itaqui e que em 1858 desmembrou-se definitivamente de São Borja, RS. Outra mais: em Itaqui a família FIgueiredo tinha relações de parentesco com a família Borges. Não seriam os teus Borges ou mera coincidência de nomes de famílias? Salatiel e Caros membros Figueiredo, com todo esse "discurso" quero dizer que necessariamente ao se falar em membros da família FIgueiredo no Rio Grande do Sul, não se pode deixar de pesquisar este povo lindo em Rio Pardo, RS. Não tive tempo ainda, mas quero aprofundar tal pesquisa. Dados: serão bem-vindos. Vai um abraço, Antonio.

Permalink #25 #25 - lucas figueiredo 04/04/2009
muito louco a historia dos figueiredo

Permalink #26 #26 - eduardo figueiredo 11/04/2009
consegui chegar até os idos de 1800, descobrindo meu tataravô que era o cel antino pinto de figueiredo. primo do visconde de ouro preto; que viria a ser um dos fundadores do municipio de bom jesus do itabapoana rj. sendo também parente do barão de cocais

Permalink #27 #27 - paula figueiredo 24/04/2009
aiiii q td amei a história só q queria sbr realmente do antepassado de meus verdadeiros parentes kkkk seria bem interssante mas td bem amei msm bjoO parabens pelo site mtu legal e interessante

Permalink #28 #28 - Paulo Augusto da Silva Figueiredo 26/04/2009
natural de Belo Horizonte - MG, filho de Heraclito Fernandes Figueiredo de origem a pesquisar. Este nome tem historia e futuro.

Permalink #29 #29 - Ilana Figueiredo 05/05/2009
Adorei ler a história da origem do meu nome!!

Permalink #30 #30 - Aline Figueiredo 06/05/2009
Nossa, nao sabia que a hostoria do meu sobre nome é tao legal.

Permalink #31 #31 - Newton Herculano Carneiro Pinto 07/05/2009
Caro Antonio Marcal Bonorino Figueiredo. Antes de mais nada peco dsculpas em nao ter dado retorno antes,mas fico feliz pelas tuas informacoes e relatos, e em grande parte conhecidem com dados e nomes que tenho conhecimento, como o do Bonapacce,nomes das fazendas quanto aos Colleto hj criadores como mencionas, colocaran se a disposicao em me receber para uma visita ,as fazendas que hj a eles pertencem, tenho primos , da familia Schinini , que estou programando uma ida ao Itaqui para uma volta ao passado, indo inclusive tbm visitar, a fazenda onde meu triavo Floriano Machado Fagundes foi assassinado em 1848, fato contado e relatado no livro Campos Realengos do historiador Raul Pont,pag,82/83, este fato criou uma desavenca na epoca entre Brasil e Argentina sendo necessaria a intervencao do ministerio da justica exterior para solucionar o impasse vriado nas relacoes entre Brasil e Argentina. Caro Antonio,minha bisavo era Figueiredo sobrenome de solteira como voce deve saber era casada com meu bisavo Ismael Floriano Machado Fagundes, meu email esta a tua disposicao, pois eu gostaria de se possivel obter mais dados, posso te enviar convite para acessares minha arvore genealogica , ali poderas ver a nossa relacao familiar , pelos lados dos Figueiredos, Forte abraco Newton

Permalink #32 #32 - Newton Herculano Carneiro Pinto 07/05/2009
Antonio Marcal. Complementando , seguindo teu relato do desmembramento de Itaqui de Sao Borja, Floriano machado Fagundes foi um dos sesmeeiros que receberam a sesmarias na formacao de Sao Borja. Newton newtonromi@via-rs.net

Permalink #33 #33 - Newton Herculano Carneiro Pinto 08/05/2009
Caro Antonio Marcal Bonorino Figueiredo. Antes de mais nada peco dsculpas em nao ter dado retorno antes,mas fico feliz pelas tuas informacoes e relatos, e em grande parte conhecidem com dados e nomes que tenho conhecimento, como o do Bonapacce,nomes das fazendas quanto aos Colleto hj criadores como mencionas, colocaran se a disposicao em me receber para uma visita ,as fazendas que hj a eles pertencem, tenho primos , da familia Schinini , que estou programando uma ida ao Itaqui para uma volta ao passado, indo inclusive tbm visitar, a fazenda onde meu triavo Floriano Machado Fagundes foi assassinado em 1848, fato contado e relatado no livro Campos Realengos do historiador Raul Pont,pag,82/83, este fato criou uma desavenca na epoca entre Brasil e Argentina sendo necessaria a intervencao do ministerio da justica exterior para solucionar o impasse vriado nas relacoes entre Brasil e Argentina. Caro Antonio,minha bisavo era Figueiredo sobrenome de solteira como voce deve saber era casada com meu bisavo Ismael Floriano Machado Fagundes, meu email esta a tua disposicao, pois eu gostaria de se possivel obter mais dados, posso te enviar convite para acessares minha arvore genealogica , ali poderas ver a nossa relacao familiar , pelos lados dos Figueiredos, Inacio Figueiredo era pai da minha bisavo´,que era casado com Maria Joana Figueiredo mae dela Forte abraco Newton

Permalink #34 #34 - bruna fátima medeiros de figueiredo 16/05/2009
eu achei bom,mais poderia ter imagens do brazão

Permalink #35 #35 - Esmeralda Pires Figueiredo Canedo Trindade 16/05/2009
Olá, Gostei da explanação do sobrenome "FIGUEIREDO", meu pai chamava-se ABEL PINTO DE FIGUEIDEDO, nasceu no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, Portugal. não sei mais nada a não ser que meu avô se chamava António... Figueiredo e minha avó Maria Adelaide Pinto, viviam na aldeia de Pombeiras, do referido concelho de Arganil. Um grande abraço e até sempre. Esmeralda Figueiredo

Permalink #36 #36 - Fabrício Figueiredo Malerba 17/05/2009
A Família Figueiredo a quem pertenso veio da cidade de Fama - MG, meu avó Mário Lemes de Fiegueiredo juntamente c/ todos os seus irmãos vieram p/ Lorena - SP.

Permalink #37 #37 - FABIANE LIMA FIGUEIREDO 22/05/2009
Olá fiquei muito feliz em saber a origem do sobrenome FIGUEIREDO..meu avô se chamava Francisco Brasil Figueiredo. Pena que hoje nao esta mas entre nos mas ainda procuro por algumas informações sobre lotes de terras que ele teria deixado em Portugal.Mas nao sei nem por onde começar a procurar mesmo assim obrigado pelas informaçoes.

Permalink #38 #38 - elieser dos santos figueiredo 24/05/2009
sou FIGUEIREDO e me orgulho do nosso antepassados.........

Permalink #39 #39 - maryah Figueiredo 29/05/2009
umm a historia e muito legal.... tbm sou figueiredo aff... mais a minha familia e grande em ......tbm mim orgulho os antepassados amuu... ter FIGUEIREDO :) meu msn- maryagatinha86@hotmail.com acc ai quem kiser...... :) ;**

Permalink #40 #40 - elaine figueiredo 09/06/2009
oi gente tudo bem?eu sou mais uma q tem figueiredo e me orgulho mto de ter esse sobrenome.......me add ai quem quizer: elaine_alves19@hotmail.com

Permalink #41 #41 - Robson Luiz Felix Figueredo 12/06/2009
ola também sou Figueredo, meu apai assina Figueiredo, sou de jequié Bahia acho que nossa descendencia é portuguesa, mas não sei nossa arvore geneológica, o nome do meu avó era Antonio Evangelista Figueredo nascido em mara´cas Bahia e o pai dele era joaquim figueredo.

Permalink #42 #42 - Luis Antonio Figueiredo 26/06/2009
O nome de meu avó é Virgílio Figueiredo e ele veio de Dolo, uma cidadezinha ao norte de Veneza, Itália. Algum parente a vista?

Permalink #43 #43 - Aline Figueiredo 02/07/2009
Olá a todos!! Então, gostei muito da pesquisa do autor, Geraldo Figueiredo e gostaria muito de agradecer pelas informações dadas. Sempre gostei muito do meu sobrenome e fiquei muito contente em saber sua origem. Estou a procura de informações na qual possa me ajudar a obter cidadania europeia. O nome de meu avô é José Cristino de Figueiredo e morava em SP.

Permalink #44 #44 - gabriela 07/07/2009
essa pesquisa nao ajudou nada

Permalink #45 #45 - ramon junior figueiredo 11/07/2009
muito interessante saber que meu nome se originou por um ato bom

Permalink #46 #46 - Luiz Carlos Baptista de Figueiredo 20/07/2009
Meus queridos Figueiredos.Abraços. Por favor, tento saber a origem da minha família Figueiredo que se esparramou por Franca (SP), Ituverava (SP), Guará (SP), Ribeirão Preto (SP), Mineiros de Tietê, etc. Meu bisavô foi Joaquim Procópio Figueiredo Primo, casado com Maria Joana Figueiredo. Meu bisavô era filho de JoséTheodoro de Figueiredo e Ana Claudina Rocha Costa. Esse José Theodoro de Figueiredo (o mesmo nome de meu avô. também conhecido como Juca Procópio) era filho de José Calazans Figueiredo e Maria Vitória Figueiredo. Esse mesmo José Theodoro de Figueiredo foi vereador do município de Carmo de Franca (atual Ituverava, SP) em setembro de 1885. Alguém pode me passar mais alguma informação. Obrigado. Luiz Figueiredo.

Permalink #47 #47 - Sandro Rodrigues Figueiredo 22/07/2009
Meu Figueiredo é de meu pai, nascido no Estado de Sergipe, residiu na região de Propriá, Jaboatã, Aracajú. Eu nasci em Minas Gerais, onde meus pais vieram com meus irmãos mais velhos.

Permalink #48 #48 - Luiz Carlos Baptista de Figueiredo 01/08/2009
Caro Geral Figueiredo (nome de meu tio, também) você tem notícias de Figueiredos/Figueiredo da região de Franca, Ituverava, Ribeirão Preto, Guará, grande região influenciada pelos rios Grande, Sapucaí e Pardo, zona nordeste de São Paulo?

Permalink #49 #49 - Luiz Carlos B Figueiredo 01/08/2009
Olá Aline Figueiredo. Tenho conhecimento de Domiciano Cristino de figueiredo (capitão), da região de Guará/Ituverava, SP, que foi sepultado em São ´José da Bela Vista, SP. Ajuda?

Permalink #50 #50 - Newton Herculano Carneiro Pinto 02/08/2009
Caro Marcal Bonorino Figueiredo. Consta da minha arvore o nome de Luiza Bonorino que foi casada com Candido Floriano Machado, irmao de minha vo, algum comentario? Minha bisavo Audelina Figueiredo nome de solteira e apos Audelina Figueiredo Floriano, sera q estou andando em circulos? Sua mensagem anterior me ajudou muito, candido marido de Luiza era irmao de Otillia Floriano Machado Fagundes nome de solteira e apos, Otillia Floriano Carneiro Pinto, minha pergunta e , algun laco ? Se positivo me alegro por ter encontrado um,galho ou ou um novo tronco de minha arvore . Seu comentario anterior foi muito preciso, com o q sei tbm, o sr. pode acessar um blog q estou escrevendo sobre a familia,e so entrar no Google e digitar... Carneiro Pinto & Floriano Machado Fagundes Abs. Newton Herculano Carneiro Pinto newtonromi@via-rs.net

Permalink #51 #51 - Josué Figueiredo 15/08/2009
Tenho orgulho de ser desta família,conheci a história e gostei.Goesto Ansur foi muito corajoso,em defender todos de lá,é com enorme prazer que sou da família FIGUEIREDO!!!

Permalink #52 #52 - Ediclan Santos Figueiredo 21/08/2009
Gostei de saber a origem do meu sobrenome

Permalink #53 #53 - Hemerson Figueiredo 23/08/2009
Bem, meus avós Francisco Figueiredo da Silva e Maria Madalena de Figureiredo são ambos naturais de SOUSA - PB, mas atualmente moramos em JOÃO PESSOA-PB, me orgulho da minha descendêcia.

Permalink #54 #54 - Jéssica Figueiredo 08/09/2009
minha avó eh Alzenir Figueiredo, seu pai é Antonio Claudio Figueiredo, ela eh natural da paraiba, mas seu pai foi embora para o RS e ela acabou ficando. Seu sonho eh ter noticias de seus familiares pois o irmao q ficou com ela aki no RN ja faleceu. Se alguem tiver noticia desse braço da familia favor me contate, eh muito importante para minha avó!

Permalink #55 #55 - Cássia Mabel Álvaro Figueiredo 10/09/2009
Sou do Norte de MG já divisa com a Bahia, meu avô Sebastião de Figueiredo , viveu muito anos por lá e sua descendencia é muito grande, sempre tive curiosidade em saber a origrm do sobre nome que recebi, e confesso que esperava uma historia melhor!!!!!!

Permalink #56 #56 - Pollyanna Rodrigues Figueiredo 11/09/2009
ola , sou da familia Figueiredo de MG , minha avo se chama Emilia Mendes Figueiredo, muito bacana saber a historia da nossa descendencia !!!!

Permalink #57 #57 - Sérgio Figueiredo Moreira 11/09/2009
Estou a procura de minha geração passada que é dos Figueiredo Moreira do sul das minas gerais.Minha vozinha era Balbina Figueiredo e meu vozinho era Titolivio figueiredo se alguem conhece alguma informação sobre esta familia por favor me reportem . Desde já agadeço todos da familia Figueiredo.

Permalink #58 #58 - Alda Regina Figueiredo Spina 14/09/2009
Parabéns Geraldo pelo post...nossa amei! Tenho comigo alguns dados que se possível gostaria de ajudar nesta pesquisa, sou neta de Joviniano Ignácio de Figueiredo que foi casado com Maria Vargas de Figueiredo em Juazeiro da Bahia. Era filho de Marcelino Ignácio de Figueiredo e Luiza Herminia Costa de Figueiredo, e neto de Benedito Ignácio de Figueiredo e Francisca de Figueiredo. Os irmãos do meu avô Joviniano eram, Jose Ignácio, Francisco, Hermínio, Guilhermina, Alice, Emília, Benedita,Julia, Maria,Isabel, Dulcina e Hermínia. A única viva era Alice Costa de Figueiredo que morava em Juazeiro na rua da caixa 105 bairro Ipiranga. Depoi que construiu a nova Juazeiro não tivemos mais notícias. Meu avô nasceu em januária, Minas Gerais. Grande abraço!

Permalink #59 #59 - valter alexandre gomes figueiredo 21/09/2009
Parabens pelo magnifico trabalho! Eu nao tenho ideia de qual dessas ramificacoes eu faco parte.Mas tenho um desejo enorme de sabe-lo.

Permalink #60 #60 - CELSO H. FIGUEIREDO 21/09/2009
Sou filho de Jose Celso Figueiredo, neto de Mario Lemes Figueiredo; casado, com 2 filhos , nasci em Lorena SP e hoje moro em Guaratinguetá SP

Permalink #61 #61 - Roberto Figueiredo 22/09/2009
Prezados, Estou pesquisando a origem dos "Figueiredo" que vieram de Pernambuco, meu trisavô é Odorico de Abreu e Lima de Figueiredo, não tenho certeza, mas acredito que tenha nascido em Recife. encomendei uma pesquisa em Recife para saber suas origens. Meu bisavô, Oscar Coura de Figueiredo, nasceu em Goiana (60km de Recife), em 05/04/1886, foi Comandante da Alfandega local por algum tempo. Se alguém puder encaminhar informações sobre a chegada dos Figueiredo no Brasil, agradeço. Roberto - Florianópolis/SC

Permalink #62 #62 - Helder figueiredo 04/10/2009
Quero desde já felicitar as famílias Figueiredo É com muito orgulho que sou de origem Figueiredo, meu avô chamava-se Roberto Martins Figueiredo, meu pai Diamantino Correia Figueiredo.

Permalink #63 #63 - DANUBIA FIGUEREDO RODRIGUES 28/10/2009
Olá queridos "Figueiredo" Bem, sou estudante e atualmente moro em Niteroi - RJ. A familia por parte da minha mãe (Eleni Paiva de Figueiredo) morava em Alagoa Grande - PB, estou tentando descobrir mais sobre minha origem, agradeço ajuda. Terezinha Paiva de Figueiredo - avó por parte de mãe Severino Constantino de Figueirêdo - avô por parte de pai Adoraria receber emails se alguem souber mais sobre essa familia que tanto me orgulho de ter.

Permalink #64 #64 - DIANA PEREIRA DE FIGUEIREDO 06/11/2009
Sou da Família De Figueiredo, meu avô Policarpo de Figueiredo éra portugues vindo ainda menino para o Brasil, morando no estado do maranhão por toda a sua vida. O pereira é de minha vó paraibana filha de também prtugueses! - Uma família de frondosas árvores!

Permalink #65 #65 - LIDIA RODRIGUES FIGUEIREDO 10/11/2009
GOSTEI MUITO DE SABER SOBRE A ORIGEM DOS FIGUEIREDO E MINHA RESSALVA VAI PARA OS QUE SÓ PENSAM QUE OLHAR PRA TRÁS DÁ TORCICOLO.. SE LIGA SÓ VAI PRA FRENTE QUEM SABE DE ONDE VEM.

Permalink #66 #66 - Euzebio Figueiredo da Silva 10/11/2009
o nome vem do meu avô materno, João Clemente de Figueiredo, nascido em 1907 em São Vicente de Paula 2º distrito de Araruama RJ, filho de João tome de Figueiredo.

Permalink #67 #67 - marcos paulo figueiredo vieira 12/11/2009
o nome vem de minha mae minha vó !!!!e muito grande minha familia a maior de minha cidade!!!

Permalink #68 #68 - afonso henrique de almeida oliveira 19/11/2009
Temos em nossa familia uma jarra totalmente em prata de aproximadamente 1 de altura mais uma bacia onde estão garavads as inicias do Visconde Ouro Preto e que está sendo passado de filho para o filho mais velho. Nossa familia é oriunda de São Paulo e tive como bisavô Affonso Celso que foi delegado de policia da capital paulista. Estamos interessado em mandar limpar a mesma, pois em São Luis, onde vivemos atualmente, não existe ninguém que possa fazer essa limpeza, inclusive a peça já foi solicitada para o museu dá cidade, mas resolvemos não doa-la. Se alguem quiser manter contato é só encaminhar mensagem para meu e:mail.

Permalink #69 #69 - Paulo Alexandre Moreira De Figueiredo 19/11/2009
Eu sou o descendente original. Nasci no lugar da lenda e a minha familia é toda de lá. Estou a viver em Portugal e estou a criar um movimento cultural para acabar com o passado e refazer todo do inicio; sem nobres originais ou repúblicas. A nova nobreza do 3º milénio. Movimento Cultural O - Lastro

Permalink #70 #70 - Evandro Borges 26/11/2009
Caro Newton, tenho informações importantes para você, e peço, se possível que me envie por e-mail informações sobre meu grau de parentesco. Meu pai nasceu em Macaúbas - BA e se chamava Getúlio Borges de Figueiredo, seu padrinho de batismo foi o Presidente da República Getúlio Vargas, com quem meu Avô Antônio Borges de Figueiredo tinha grande amizade, meu avô foi casado com Aracy Borges Ribeiro, também era irmão de João Borges de Figueiredo, um dos fundadores da UDN (União Democrática Nacional), João Borges de Figueiredo foi um político influente na Bahia, e teve uma vida pública de mais de 15 anos, exercendo também vários cargos em Salvado, conforme documentos do "Livro da Fazenda - Bahia", disponível na internet. Meu avô Antônio também era irmão do Coronel Francisco Borges de Figueiredo Filho, conhecido como Coronel Francisquinho em Macaúbas, foi casado com D. Argentina Borges de Figueiredo, sua casa conhecida como O Casarão dos Borges hoje é um museu (Conforme consta no site da Prefeitura de Macaúbas- BA). O mais intrigante de tudo é o fato de que o meu Bisavô Francisco Borges de Figueiredo recebeu o sobrenome Borges porque nasceu no dia 03 de outubro, dia de São Francisco de Borja, santo venerado na Espanha e um dos Dirigentes da Companhia de Jesus (Jesuítas), que tiveram participação na formação da cidade de São Borja - RS. Não tenho informações sobre meu trisavô, só sei que ele introduziu o sobrenome Borges na família em homenagem a São Borja, através de meu bisavô Francisco. Agora faço a seguinte suposição: Se meu avô Antônio que morava no sudoeste da Bahia (Macaúbas) era amigo de Geúlio Vargas (Natural de São Borja - RS), acredito que havia uma ligação de meus parentes baianos com alguma raíz dos Figueiredo no RS, provavelmente meu trisavô. A família Borges de Figueiredo foi muito influente no sudoeste baiano, teve vários coroneis de engenho e fez fortuna com plantações de cana e gado no sertão baiano. Caso tenha informações favor entrar em contato através de MSN ou e-mail evandrodelborges@hotmail.com - Grato

Permalink #71 #71 - marclei figueiredo 29/11/2009
meu bisavo joaguin figueiredo veio de potugal na decada de 30 . a minha origem e potuguesa porem perdemos totalmente o contato .

Permalink #72 #72 - Newton 08/12/2009
Sr. Evandro Assim q eu retorne a Poa , procuro contato com o senhor,se o senhor puder me envie dados, retorno dia 18 de Dezembro a Poa. abs Newton

Permalink #73 #73 - Pedro Henrique de Medeiros Figueiredo 16/12/2009
Tenho muitas informações de figueiredos das regiões de franca guara ituverava são jose da bela vista, desta região me adss no msn para poder ajudalo e vocÊ ME AJUDAREM pedrinho-federa@hotmail.com

Permalink #74 #74 - Pedro Henrique de Medeiros Figueiredo 16/12/2009
Atualmente minha familia e do Estado de Goias mas tenho algumas informações, me tristavo e Dominiciano Christino de Figueiredo meu bisavo Jeronimo Christino de Figueiredo Eu tenho algumas informações que podem ajudar a quem estiver enteressado, quem tiver alguma infomação de alguem ou coisas que aconteceram nesta região me avisem gostaria muito de poder continuar minha arvore genealogica. Ate mais IRMÃOS FIGUEIREDOS

Permalink #75 #75 - Jose Julio de Campos Homem de Figueiredo 18/12/2009
Un abrazo a todos os "Figueiredos". Yo tambien los soy. Hablo y escribo mejor en español,hace muchos años vivo en Venezuela. En Portugal existen descendientes "Homem de Figueiredo" de la linea Ansur.Podre detallar muchas cosas mas caso alguien este interessado. Julioram33@hotmail.com Abrazos a todos

Permalink #76 #76 - Jose Julio de Campos Figueiredo 18/12/2009
Mi num de tel en Caracas es 00 58 424 148 31 62. En Lisboa podran contactar a mi hermana Ana Maria de Campos Homem de Figueiredo 00 351 916 789 927. Los "Homem de Figueiredo" llegamos a Angola,Mozambique,Inglaterra,Francia etc etc....Muchos famosos (Escritores,Oficiales, Governadores....)siempre conocidos por su apego a los principios familiares y......siempre con una cierta nostalgia en la mirada.

Permalink #77 #77 - Antonio Figueiredo 04/01/2010
Somos uma familia imensa por todo mundo Abraço amigo para todos Figueiredo do Mundo

Permalink #78 #78 - Rosalia costa figueiredo 08/01/2010
Meu pai se chamava grimaldo Figueiredo e minha mãe se chama angelina Costa Figueiredo, o nome dos meus avós são; josé Asclepiades Figueiredo e Stela Mascarenhas Figueiredo. sei que tenho tios e primos no Rio de janeiro , em Sp e na Banhia e gostaria muito de abraça-los e contar-lhes acontecimentos felizes de familia. Conheço a história e familia da minha avó materna , mas perdemos contatos c/ os familiare do meu pai . Se alguem desta lista for meu parente, gostaria que soubesse que será um prazer conhece-los e recebe-los aqui em Sp.

Permalink #79 #79 - Mariane Figueiredo 08/01/2010
Olá Roberto Figueiredo Li seu comentário e acho que vc tem parentesco com meu marido, Reginaldo Figueiredo. Os nomes de avós e bisa batem. Também estamos pesquisando. De Recife só obtivemos a certidão de casamento do Oscar. Vc tem mais dados? Quem são seus pais? Meu esposo é filho de Thomaz, já falecido. Espero que possamos trocar informações. Mariane

Permalink #80 #80 - lourdes paciello bartoly 09/01/2010
meu esposo apesar de não ter o sobrenome fiqueiredo o avô dele era joão nunes de oliveira fiqueido vindo de vizeu sera que voces podem ajudar o interece dele é so ter conhecimento pois ja com 70 anos so mesmo por curiosidade

Permalink #81 #81 - JAIME FIGUEIREDO LIMA 11/01/2010
pois é;eu tambem gostaria de saber mais a respeito do meu nome...Sempre tive curiosidade de saber a origem do figueiredo.

Permalink #82 #82 - Rogerio Teixeira Figueiredo 13/01/2010
Rogério Teixeira Figueiredo, Filho de Sebastião de Figueiredo(Nascido em bananal, Laguna-SC). Rogério Teixeira Figueiredo, nascido em Tubarão sc. Assessor Parlamentar. Militante da resistencia a ditadura militar no brasil. Está com seu nome nos Arquivos Confidenciais da ditadura, Arquivo Histórico Nacional, Biblioteca Nacional RJ, como participante ativo da luta contra a ditadura e o restabelecimento do Estado de direito no Brasil. Fico contente em encontrar irmãos de sangue. Estou a disposição, inclusive para esboçarmos um encontro, que poderá se transfromar em uma macro encontro dos Figueiredo. Abraços! Rogério

Permalink #83 #83 - ALAMIR RIBEIRO DE FIGUEIREDO 18/01/2010
Gostaria de ter contato com mais pessoas da familia FIGUEIREDO, pois sabemos que é muito numerosa,meu avô chamava-se CAETANO PEREIRA DE FIGUEIREDO,foi funcionário da Rede Ferroviária LEOPOLDINA, em Campos dos Goitacazes_RJ, por muitos anos, tem parentes em Vila Velha - ES.

Permalink #84 #84 - Plinio Figueiredo Castro 20/01/2010
Eu também não sei ao certo de onde veio o meu sobrenome Figueiredo. MAs apareceu em MAcaúbas no interior da Bahia. onde meus avôs Maternos tinham o sobrenome Figueiredo, desde o final meados dos anos 1800. meu avô nasceu em 1901 minha avó nsceu em 1907 no interior da Bahia. daí nessa cidade até hoje inda tem muitas pessoas com Figueiredo.

Permalink #85 #85 - Andre Renato de Figueiredo 03/02/2010
Ola ! Gostaria de saber mais sobre as raizes de meu sobrenome. Vou passar alguns nomes, quem sabe encontro outros espalados por ai. Recido no interior de São Paulo, mas a familia Figueiredo de meu pai se encontra na maior parte no MT, pricipalmente Cuiaba e tem ramificações no RJ, Meu Pai tem o nome de seu avô, Joaquim Leite Figueiredo Neto, meu avô José Theodoro de Figueiredo, tios Jayme Avicto Figueiredo, Alexandre Leite de Figueiredo, Paulo Roberto Figueiredo e Edson Fernando Figueiredeo.

Permalink #86 #86 - maria de fatima figueiredo 18/02/2010
Nasci em SP interior. Meu pai é de Rio Pardo de Minas assim como, meu avo Augusto Figueiredo, bisavô Paulino Figueiredo (Região de Salinas). Ainda tenho muitos descendentes lá. Tia, primos, primos do meu pai. Minha avó era da família Sá, Francisco de Sá. Puxa que confusão!!Portugal, Espanha e Itália?

Permalink #87 #87 - Rosemari Figueiredo Martins 24/02/2010
Sou neta de Antônio Figueiredo Santos ( 1912) nascido em Aracaju Sergipe, mas foi criado em Ilheus na Bahia. O meu bisavô chamava-se Ortencio José de Figueiredo. Se a origem do seu Figueiredo for dessas regiões podemos ser parentes. Abraços a todos "FIGUEIREDOS"

Permalink #88 #88 - marcelo figueiredo marques 27/02/2010
Pedro Henrique sou trineto do cap. Domiciano tbem. Vc sabe de quem ele era filho, de onde veio etc. legal encontrar um primo assim pela internet. Abraços a todos os figueiredos.

Permalink #89 #89 - Pedro Henrique de Medeiros Figueiredo 28/02/2010
Olá caro Marcelo Figueiredo Marques: Também estou em busca de saber aonde! Já requisitei uns microfilmes e tenho informações de que seu pai é Manoel Christino de Figueiredo, no entanto não é um fato confirmado. Poderia me falar quem é teu bisavô? O meu se Chama Jerônimo Christino de Figueiredo, o curioso e que boa parte de seus irmãos vieram para Inhumas( Cidade do Interior do Estado de Goiás) e sendo assim muitos parentes meus estão aqui, mas legal! Saber que constitue não somente nesta região mas em outra. De onde você é? "Ham" qual é tua tristavó? A minha é Emilia Mathildes Paraíso. Encontrei!! Os nomes são: Espiridião Christino de Figueiredo, Aurélio Rosa de Figueiredo e o meu bisavô Jerônimo Christino de Figueiredo. Gostaria de saber mais, Grato

Permalink #90 #90 - cesar estefano costa figueiredo 01/03/2010
o nome do meu avô era jorge matheus de figueiredo de portugal

Permalink #91 #91 - cesar estefano costa figueiredo 01/03/2010
o nome de meu pai pai e sergio alex de figueiredo e de meu bisavõ antonio mateus de figueiredo nascido na cidade de matosinho portugal :)

Permalink #92 #92 - cesar estefano costa figueiredo 01/03/2010
sergio alex silva de figueiredo

Permalink #93 #93 - Danilo Figueiredo 04/03/2010
Tenho o sobrenome Figueiredo por parte de mãe, e todos que dela vem o possuem unicamente. Assim, gostaria de saber se posso ser um descendente da Familia Figueiredo ou de outra que deste sobrenome utilizou. Muito Grato.

Permalink #94 #94 - Pedro H. Medeiros Figueiredo 09/03/2010
Alguém que soubesse poderia me informar aonde nasceu (Cap.) Domiciano Christino de Figueiredo ? Sei que ele nasceu aproximadamente em 1868 e gostaria de mais informações Sei que muitos são descedente dele e gostaria de saber aonde minha familia apartir dele tem a ligação com os Portugueses. Se alguém souber porfavor me contate por aqui ou meu email pedrinho-federa@hotmail.com

Permalink #95 #95 - LEONARDO ANTONIO REZENDE FIGUEIREDO 13/03/2010
Gostei de saber às origens do meu sobrenome. Meu avô se chama ELMIRO BATISTA FIGUEIREDO e seu pai (meu bizavô) Se chamava JOAQUIN BATISTA FIGUEIREDO, se fosse possivel gostaria de saber mais sobre eles. Obrigado

Permalink #96 #96 - osmar da silva figueiredo 15/03/2010
Sou de Àgua Boa-MG gosto muito de meu sobre nome.

Permalink #97 #97 - TARSIS FIGUEIREDO 28/03/2010
olá me chamo tarsis figueiredo, minha mãe se chama valdira fias figueiredo, e meu avô raimundo massimo figueiredo, e estou muito interessada pela história dos figueiredo...valeu

Permalink #98 #98 - GILCICLEIA FIGUEIREDO 29/03/2010
ADOREI TODA ESSA HISTORIA DOS FIGUEIREDOS,VALEU GERALDO!!!!!!!!!!!!!!!

Permalink #99 #99 - Daniel Pimenta de Figueiredo 31/03/2010
Geraldo, eu tenho a decendencia de Cap. Luiz de Figueiredo Leitão com mais de 4000 pessoas, caso queira trocar informações, entre em contato.

Permalink #100 #100 - Diana Pereira de Figueiredo 31/03/2010
Sou filha da junção entre os Pereira e os de Figueiredo, maior parte da familia tanto por parte de pai e mão são "de Figueiredo", eu e meus irmãos somos netos de imigrantes mas como vieram nesta condições para cá não tinham consigo documentos o que nos dificulta reinvidicar a segunda cidadania. Um abraço aos frateres.

Permalink #101 #101 - Fernando 05/04/2010
Oi

Permalink #102 #102 - Thaís Figueiredo 05/04/2010
Oi, e quem tem o Figueiredo como descendência INDÍGENA? ._.

Permalink #103 #103 - JOSÉ LUIZ DE FIGUEIREDO 08/04/2010
segundo pesquisas, meu sobrenome vem da esposa do barão de cocais. Veja cidade de Barão de cocais MG

Permalink #104 #104 - Marcos Junio Viana de Figueiredo 11/04/2010
Caramba, que historia!!!! Sou Marcos Junio Viana de Figueiredo, filho de Marcos Antonio Vergara de Figueiredo e neto de 'Manuel Miranda de Figueiredo', acho que é assim? não sei pq, não tive aproximação com a família de meu pai, pois a minha avó faleceu assim que meu pai nasceu e meu avô casou com outra mulher e constituiu nova família. Já ouvi do meu pai que somos descendentes de italiano. Fomos nascidos no nordeste do Brasil, cidade chamada 'Cabedelo', aqui temos uma historia muito forte. A maioria dos Figueiredos, trabalham na vida de profissão marítima e outros em um Cartório tal qual o nome é 'Cartório Dornelas Figueiredo'. Minha ramificação e laços mais forte é com a família ‘’Viana’’, que vem do lado de minha mãe. É isso ai isso é um pouco dos figueiredos que residem no nordeste, precisamente em Cabedelo cidade portuária localizada no quilometro ‘’zero’’ da trans amazônica. Acesso pela BR 230.

Permalink #105 #105 - ANTONIO GOMES FIGUEREDO 13/04/2010
minha tataravó veio da bahia pro marnhão por volta de 1850, eu gostei de saber a origem do meu sobrenome

Permalink #106 #106 - ANTONIO GOMES FIGUEREDO 14/04/2010
Minha avó Luiza Francisca de Figueredo nasceu na região do Mearim em 1892 e meu pai é Raimundo José Figueredo, minha linhagem vem de minha bisavó Genoveva Figueredo, ela veio da Bahia, eu gostaria de saber mais a respeito dos Figueredo do Maranhão especialmente na região de Caxias, Pedreiras e Independencia.

Permalink #107 #107 - Noeme Amaral 27/04/2010
Meu bizavo Antonio De Oliveira Figueiredo 1840.. avo tb Antonio de Oliveira Figueiredo, o interesante e que meu avo tb trabalhou como jornalista assim com Antônio Pedro de Figueiredo. Nossos sobrenobres nao foram muito misturados pq os primos casaram com os proprios primos na epoca do meu vizavo e avo. Entao estes sao os sobrenomes da famila toda.... Avo Evangelista Coelho.... AvoRodrigues Sena...Avo Olveira Figueiredo...bizavo Antonio de oliveira Figueiredo. Somos de Minas gerais...Minha mae nasceu em Minas Novas...ALGUM RELATIVO? Vou pedi minha mae pra fazer um esforcinho e lembrar os nomes dos irmaos ou irmas do meu Bizavo...assim sera + facil de encontrar algun parente por aqui ;)

Permalink #108 #108 - aluizio araujo de figueiredo 29/04/2010
meu avo era antonio luiz de figueiredo e meu pai era luiz antonio de figueiredo todos naturais de salgado de sao felix paraiba. Gostaria de saber se existe algum descendente por la. Moro e nasci em Patos pb

Permalink #109 #109 - Lucas Paiva de Figueiredo 08/05/2010
DANUBIA FIGUEREDO RODRIGUES, sou de João Pessoa-PB, tua mãe provavelmente está ligada a minha família, Paiva de Figueiredo, tenho informações excassas que era bem homogenea e está diretamente ligada a Paraíba, houve uma migração para outras regiões, então os Paiva de Figueiredo estão desaparecendo, também queria juntar as informações desse quebra-cabeça que é essa facção.

Permalink #110 #110 - Bruno diovanny figueiredo correia 19/05/2010
oi pessoal

Permalink #111 #111 - Paulo Alexandre Moreira De Figueiredo 27/05/2010
Há realmente muitos Figueiredos por esse mundo fora! Para quando uma jantarada com o clã todo reunido. LOL! Havia de ser engraçada! Fazia-mos todos uma nação à parte. A nação dos FIGUEIREDO. Com uma bandeira pois está claro. Quanto a um pequeno território para realizar isso já não sei bem! Bom a lua está cheia de terra abandonada e o sistema solar tem alguns planetoides nos quais podiamos investir algum esforço em terraplanagem e terraformação. É uma questão para vêr no futuro! Abraço a todos os e as FIgueiredo deste planeta TERRA.

Permalink #112 #112 - Erivan Pinheiro de Figueiredo 05/06/2010
Fico muito feliz em saber de uma história heroica da qual faço parte, abraço a todos pelo empenho feito.

Permalink #113 #113 - Erivan Pinheiro de Figueiredo 05/06/2010
Minha avó Maria Figueiredo casada com Miguel José Nogueira, irmão de Idalina Figueiredo casa com Altino José Nogueira irmãos gêmios casados com duas irmãs tb são irmãos delas Leonardo Figueiredo falecido vítima de acidente automóvel na época residia em Nanuque - MG Augusto Figueiredo irmão caçula radicado em Governador Valadares - MG foi um homem pulblico naquela região ultimo vez que e única que o vi foi início dos anos oitenta, agradeço naquilo vc poder me ajudar, abraço a todos os Figueiredos.

Permalink #114 #114 - JOSE BRAZ BORGES DE FIGUEIREDO 07/06/2010
meu avô é originario de Portugal, morou na bahia o nome dele era bras borges de figueiredo.

Permalink #115 #115 - susana figueiredo 08/06/2010
muito intressante saber a origem do nome figueiredo..... minha familia por parte de pai do qual o sobrenome figueiredo vem é do sobral nos arredores de viseu... recordo do meu pai falar que os seus avos ou seja meus bissavos emigraram para o brasil isto ha muitos muitos anos.... quem sabe o tanto de familia desconhecida que se tem por la

Permalink #116 #116 - vanessa 13/06/2010
ahhhhhhhhhhhhhhh tenho muito orgulho de ser uma figueiredo ...s2s2s2s2s2

Permalink #117 #117 - Selma Figueiredo 13/06/2010
Sou filha de Vicente Bonifácio de Figueiredo neta de Antonio Valeriano de Figueiredo e Candida Maria de Figueiredo minha mãe é Horquiza Ferreira de Figueiredo filha de Rufino Ferreira Filho e Reduzina Maria de Jesus, são do Sul de Minas, gostaria muito de encontrar parentes que nem conheço....

Permalink #118 #118 - rafaela santos figueiredo 16/06/2010
Nossa, nao sabia que a hostoria do meu sobre nome é tao legal.

Permalink #119 #119 - Simone 17/06/2010
Conheci alguém, Figueiredo, Eliane Figueiredo, advogada em Aracaju-SE, pessoa que me fez tremer, arrepiar e amar. Simone.

Permalink #120 #120 - Airon Barboza de Figueirêdo 17/06/2010
Esta genealogia parece bem procedente, pois, tenho notícia até bisavôs que viveram em Recife. Porém, faço uma ressalva: Meu Figueirêdo tem "i" e acento circunflexo no segundo "ê". Isto quase que dava em um guerra quando do meu registro de nascimento. haha Enfim, sei que certamente são apenas variações de antoponônimos, todavia, gosto do meu "Figueirêdo". As pessoas dizem que é "metido" o acento...mas gosto mesmo assim. rss Ótimo trabalho. Muito bom o texto e certos esclarecimentos!

Permalink #121 #121 - Aldair Martins Figueirêdo 17/06/2010
121 - Sou filho de Expedito de Figueiredo e Geralda Martins Do Carmo, meu avô paterno se chamava João Batista de Figueiredo, minha avô se chamava Lidú, nossa família é de Angueretá-MG, município de Curvelo-MG, (THAIS Nº 102 respondendo a sua pergunta segundo o meu finado pai, a minha bisavó era india, mas eu não a conheci) um abraço a todos os Figueiredos.

Permalink #122 #122 - Aldair Martins Figueirêdo 17/06/2010
121 - Sou filho de Expedito de Figueiredo e Geralda Martins Do Carmo, meu avô paterno se chamava João Batista de Figueiredo, minha avô se chamava Lidú, nossa família é de Angueretá-MG, município de Curvelo-MG, (THAIS Nº 102 respondendo a sua pergunta segundo o meu finado pai, a minha bisavó era india, mas eu não a conheci) um abraço a todos os Figueiredos.

Permalink #123 #123 - Vitor figueiredo dos santos 22/06/2010
eu venho para multiplicar pos ,os figueiredos não somam eles multiplicam,um abraso em todos os figueiredos

Permalink #124 #124 - Eliane Figueiredo 01/07/2010
Eu sou de macaubas na bahia, e praticamente a metade da cidade é figueiredo . Tenho um tio que nao vemos ha muito tempo e gostariamos de conhecer seus descendentes ele se chama Salatiel Figueiredo filho de Rosa Figueiredo (torço pra que ainda esteja vivo) mas se algum figueiredo for descendente dele entre em contato beijos a todos os nossos parentes figueiredos!!!!!

Permalink #125 #125 - Ana Maria Figueiredo Spina 03/07/2010
Adorei conhecer um pouco mais da minha origen e gostei de saber que somos muitos em busca da nossa historia. Parabens ao Sr. Geraldo pela pesquisa. Sou irmã da Alda Regina figueiredo Spina que já se interou com voces. Bjs à todos Ana Maria.

Permalink #126 #126 - Pedro Henrique de Medeiros Figueiredo 04/07/2010
Olá caros irmãos Figueiredos, estou a procura de informações de Domicano Christino Figueiredo, gostaria de saber se alguem possui alguma informação sobre o seu nascimento ou de onde ele veio ! Grato

Permalink #127 #127 - jean paulo figueiredo 12/07/2010
Sou religioso carmelita e sempre tive curiosidade de saber a origem de meu sobrenome de batismo, afinal eu o deixei e queria saber o que significava... até mais ver Figueiredos....

Permalink #128 #128 - Gislane Borges Figueredo 28/07/2010
Adorei conhecer a história da nossa família, e parabenizo o Geraldo que fez este belo estudo, para que hoje nós possamos passar esse conhecimento adiante. A minha família está em São Joaquim SC.

Permalink #129 #129 - DANUBIA FIGUEREDO RODRIGUES 08/09/2010
Lucas Paiva de Figueiredo ... Olá Lucas, tudo bem? Fico feliz em saber que alguem respondeu ao meu comentario. Vc poderia me mandar um email para podermos pensar juntos sobre esses nossos sobrenomes? meu email é nubinhaafr@hotmail.com ou drodrigues1@ig.com.br aguardo retorno! bjs

Permalink #130 #130 - Rosemari Figueiredo Martins 22/09/2010
Olá grande família....estou a procura de MANOEL MESSIAS FIGUEIREDO SANTOS um tio que saiu de casa no Parana a + ou - 40 anos atras. Minha mãe MARLENE FIGUEIREDO MARTINS gostaria muito de reencontralo. Se alguem souber algo sobre ele me deixe um recado aqui. Bjusssss

Permalink #131 #131 - marcio moreira figueiredo 30/09/2010
Olá, sou do interior do Paraná, filho de Helio dos Reis Figueiredo e Edirce Moreira Figueiredo originários do sul de Minas Gerais. Seria interessante poder contatar gente deste núcleo...

Permalink #132 #132 - Adilson de Carvalho 10/10/2010
Sou da Região de Cabo Verde,Divisa Nova, sul de Minas Gerais.Meu quinto avô, Francisco Lourenço de Figieredo, veio de Barbacena para Cabo Verde em 1808, para ser comandante da Freguesia e mais seus filhos: Vicente José de Figueiredo, Silverio Luiz de Figueiredo, Manoel Joaquim, Joaquim José de Figueiredo e sua esposa Maria Emerenciana de Oliveira. Será que consigo auguma pista de Barbacena ?

Permalink #133 #133 - Edurado Vitor Figueiredo Minhaneli 14/10/2010
Cara eu sou Figueiredo e minha mae tambem

Permalink #134 #134 - Carlos Alberetro Pimenta Figueiredo 01/11/2010
sou da familia dos figueiredo, me orgulho muito de saber minha origem. sou da familia pimenta figueiredo,minha mae analia pimenta figueiredo,minha avo francisca pimenta figuieredo,.meu avo marcelino correia de souza procuro por meus avos tios e primos qualquer paradeiro. sao da regiao de diamantina.obrigada

Permalink #135 #135 - eliezer v. figueiredo 09/11/2010
sou neto de agenor figueiredo, filho de elio figueiredo(falecido) nasci em campos rj, esou feliz por ser dessa familia de tamanha nobreza.

Permalink #136 #136 - Hanna 11/11/2010
FIGUEIREDO, Antônio Bernardo de Nasceu em Icó, 10 de outubro de 1843. Ainda jovem, foi para Recife, sentou praça no Exército, participou das guerras contra a República Oriental do Uruguai e o Paraguai, consagrando-se como herói. Comandou o 3° Batalhão de Infantaria, sediado em Jaguarão (RS), onde se casou e constituiu família. Exerceu postos de comando em outros estados e retomou a Porto Alegre, reformando-se como General de Brigada. Homeopata. Condecorado com as medalhas de Mérito, da Rendição de Uruguaiana e outras da Argentina, Uruguai e Paraguai. Morreu em Porto Alegre, 2 de abril de 1906.

Permalink #137 #137 - Hanna 11/11/2010
- BELÉM de Figueiredo, CURSINO Nasceu em Crato, 26 de dezembro de 1885, filho de José Belém de Figueiredo e Maria de Oliveira Rocha Figueiredo. Estudos em Recife, Salvador e Fortaleza. Promotor da comarca de Maranguape e Juiz de Direito de Fortaleza. Desembargador. Como político, fundou o Partido Republicano Liberal e defendeu a candidatura de Rui Barbosa à presidência da República. Desenvolveu atividades jornalísticas em Manaus, onde viveu algum tempo. Redator do “Correio do Ceará”. Jurista, filólogo, historiador, critico, ensaísta. Da Academia Cearense de Letras (cadeira n 31, patrono: Farias Brito) - Publicou, entre outros livros: Perfil Histórico de Rui Barbosa; Homens do Ceará; A Alma de Nossa Gente; Conceito e Evolução do Romance; Decisões de Direito e Princípios de Educação Moral e Cívica. Morreu em Fortaleza, 9 de julho de 1968.

Permalink #138 #138 - Tayani Bruna de Figueiredo 28/11/2010
Ola sou Tayani de Mato Grosso e tenho o sobre nome Figueiredo gosto muito do meu sobre nome e achei interessante toda essa descoberta, gostaria de saber mais tenho muita curiosidade. Um abraço a Todos!

Permalink #139 #139 - ALUIZIO ARAUJO DE FIGUEIREDO 03/12/2010
sou natural de patoa pb exerço a profissao de medico. Meu paiera natural de Salgado de Sao Felix pb gostaria de saber se existe algum fa miliar nesta cidade1

Permalink #140 #140 - Nereu de Figueiredo 09/12/2010
Criei uma comunidade no Orkut, familia Teixeira de Figueiredo, com o objetivo de saber um pouco da origem da familia. Meu pai chamava-se Zeferino Teixeira de Figueiredo, e meu avô Isaltino Teixeira de Figueiredo, quem sabe o nosso amigo Rogerio Teixeira Figueiredo, não queira participar. Sou do Rio de Janeiro, capital, mas meu pai era oriundo do antigo Estado do Rio de Janeiro

Permalink #141 #141 - Sandro Figueredo 12/12/2010
Bom saber de nossas origens! Meu "Figueredo" (sem i) vem do meu pai, já falecido, que se chamava Sebastião João manoel de Figueredo, natural de São Caetano, PE. Era filho de João Manoel de Figueredo e Maria Joaquina de Jesus. Meu pai dizia que meu avô era português, mas ele morreu décadas antes de eu nascer. Há parentes por aqui? Gostaria de saber mais sobre meus parentes.

Permalink #142 #142 - Paula Carlina Figueiredo 16/12/2010
meu avô é Sebastião Carlos Theodoro Figueiredo, nascido em Muzambinho /MG..família em Marília /SP.. e na região (Borges, Theodoro...). alguém da área??

Permalink #143 #143 - Eliana Figueirêdo da Silva Carvalho 17/12/2010
Quero saber como faço para descobrir quem foram meus antepassados.

Permalink #144 #144 - luciano erick sousa figueiredo 26/12/2010
ola´carissimos amigos figueiredos ,tambem me orgulho de fazer parte desse grupo tao bacana, tenho conhecimento de que a minha avo e da palma no rio grande do norte e se chamava inacia cavalcante de figueiredo e que existe um livro que conta toda a historia dos figuueiredos da regiao do rio grande do norte ,paraiba, pernambuco desde 1802 ate 2009 com mais de mil nomes se alguem puder me ajudar a localizar ficarei muito grato!...

Permalink #145 #145 - JALMIR PEREIRA FIGUEIREDO 09/01/2011
eu também orgulho de ser da familia fiqueiredo, sou de Nanuque - MG

Permalink #146 #146 - Amarildo Alves de Figueiredo 20/01/2011
meu pai e Diomiro Camargo de Figueiredo e de minas gerais ele e filho de MANOEL CAMARGO DE FIGUEIREDO mae ROSALINA DE SOUZA PASSOS natural de VILA MATIAS -MG eu Amarildo moro en Campo Grande ms eu nunca tive contato con a seus familiares do meu pai Diomiro Camargo de Figueiredo JA ESTA + ten parentes Governado valadares Frei inocensio mia MAE e Rosalina Alves de Figueiredo seu pai e FIRMINO ALVES DA SILVA mae MARIA ALVES DE ALMEIDA

Permalink #147 #147 - PAULO HENRIQUE FIGUEIREDO ARAUJO 22/01/2011
Meu nome é Paulo Henrique Figueiredo Araujo e gostaria de obter informações de um tio que saiu da cidade de São João Batista-MA, muitos anos atras com o nome de Alvaro Araujo Figueiredo irmão da minha mãe Naura Figueirdo Araujo e tia Zinaura Figueirdo Ferreira e filhos do meu avô Artur Marques Figueiredo e minha avó Aldenora Gonçalves Figueiredo já falecidos. meu email é paulofg_2009@hotmail.com

Permalink #148 #148 - PAULO HENRIQUE FIGUEIREDO ARAUJO 22/01/2011
meu tio Alvaro Araujo Figueiredo, segundo minha mãe,mora no Rio de Janeiro e nunca mais teve contato com ele, queriamos saber se ele ainda está morando no Rio, abraços!!!

Permalink #149 #149 - Sergio Felix Figueiredo 07/02/2011
Ola , figueiredo é de meu pai Altivo Geraldo de Figueiredo ,que veio do meu avô João Geraldo de Figueiredo ,meu pai veio de Viçosa MG ,vivi na região de Governador Valadares.

Permalink #150 #150 - Maria da Graça Figueiredo Gasparotto 10/02/2011
Oi SiLVANA LIMA como faço pra falar com voce, mande seu email, vc é a primeira pessoa que acho o nome do avo,e o mesmo que o meu avo , meu pai era Waldomiro Zuza Figueiredo e o pai dele João Batista Figueiredo, sera que somos parentes. Abraços.

Permalink #151 #151 - Pedro Henrique de Medeiros Figueiredo 27/02/2011
Olá a todos, tenho contactado muito este site em busca dos descedentes de Domiciano Christino de Figueiredo que foi capitão da região de Ituverava-Franca, preciso de informações tanto do passado quanto dos descedentes, tenho buscado e lido bastantes microfilmes da região. Quem puder ajudar GRATO!

Permalink #152 #152 - eduarda 01/03/2011
oi eu acho que sou parente meu nome é eduarda mota figueiredo

Permalink #153 #153 - Amilson Camargo de Figueiredo 14/03/2011
Sou também um "Figueiredo" de Itambacuri, MG gostaria de saber de onde veio a família figueiredo para Itambacuri o que poderei conhecer um pouco mais sobre a minha origem

Permalink #154 #154 - Wander de Assis Figueiredo 30/03/2011
Gostaria de saber a respeito de meus antepassados, meu avô era da região de Buenópolis - MG (Carlos de Assis Figueiredo)

Permalink #155 #155 - Antonio Augusto Dias de Figueiredo Silva 17/04/2011
Meu parente mais ilustre foi o "coronel" Francisco Sanches de Figueiredo, fundador de Platina, SP, citado na historia de São Paulo como político influente mas também como matador de índios (obs: na sua época, os índios eram considerados um obstáculo ao desenvolvimento e não eram considerados humanos). Alguém sabe sobre este ramo da família Figueiredo?

Permalink #156 #156 - Antonio Augusto Dias de Figueiredo Silva 17/04/2011
Meu e-mail: tuto@sahinco.com.br

Permalink #157 #157 - Antonio Augusto Dias de Figueiredo Silva 17/04/2011
Meu e-mail: tuto@sahinco.com.br

Permalink #158 #158 - Antonio Augusto Dias de Figueiredo Silva 17/04/2011
Meu e-mail: tuto@sahinco.com.br

Permalink #159 #159 - IVAN CLEIDSON ARAÚJO FIGUEIRÊDO 19/04/2011
SOU DA PARAÍBA,MEU PAI É DORGIVAL BRAGA FIGUEIRÊDO, A MINHA RAIZ É A MESMA DE PEDRO AMÉRICO E ARGEMIRO FIGUEIRÊDO(EX-GOVERNADOR DA PARAÍBA),MEU AVÔ,PEDRO LINO BRAGA FIGUEIRÊDO,VIVEU CEM ANOS E O MESMO CONTÁVANOS HISTÓRIAS COMO ESSAS VISTAS AQUI,SEI TAMBÉM DE NOSSAS ORIGENS JUDAICAS,POIS SOU JUDEU,COMO MUITOS NA PARAÍBA,CHAMADOS DE MARRANOS!

Permalink #160 #160 - EZEQUIAS DA CONCEIÇÂO FIGUEIREDO 02/05/2011
OLÁ,MEU NOME É EZEQUIAS DA CONCEIÇÂO FIGUEIREDO SOU DESCEDENTE DE UMA FAMILIA MUITO GRANDE AQUI NA MINHA LOCALIDADE DE ITABORAÍ RIO DE JANEIRO, COMECEI A PESQUISAR A HISTORIA DO MEU NOME PORQ VOU PROMOVER UM EVENTO AQUI PARA TODA MINHA FAMILIA FIGUEIREDO E GOSTARIA DE COMPARTILHAR JUNTO C ELES ESSA HISTORIA MUITO INTERESSANTE!!! ezequiascf@hotmail.com

Permalink #161 #161 - EZEQUIAS DA CONCEIÇÂO FIGUEIREDO 02/05/2011
OLÁ,MEU NOME É EZEQUIAS DA CONCEIÇÂO FIGUEIREDO SOU DESCEDENTE DE UMA FAMILIA MUITO GRANDE AQUI NA MINHA LOCALIDADE DE ITABORAÍ RIO DE JANEIRO, COMECEI A PESQUISAR A HISTORIA DO MEU NOME PORQ VOU PROMOVER UM EVENTO AQUI PARA TODA MINHA FAMILIA FIGUEIREDO E GOSTARIA DE COMPARTILHAR JUNTO C ELES ESSA HISTORIA MUITO INTERESSANTE!!! ezequiascf@hotmail.com

Permalink #162 #162 - marco aurelio de figueiredo junior 12/05/2011
marco aurelio de figueiredo (meu pai)marco aurelio de figueiredo junior(eu) marco aurelio de figueiredo neto (meu filho)marco aurelio de figueiredo bisneto (meu neto) moramos aqui em curitiba meu pai veio para curitiba em 1950 ele e de sao paulo ok

Permalink #163 #163 - RAQUEL SOUZA DE FIGUEIREDO 14/05/2011
ola, gostei muito de saber sobre a origem do meu sobrenome. sou Raquel Souza de Figueiredo, minha mãe se chama Raimunda Soares de Souza e meu pai é José Alves de Figueiredo (falecido), moramos em manaus, e os restantes dos parentes moram no Acre. Caso alguem nos conhecem é só mandar um recado... bjsssssssssss...

Permalink #164 #164 - Miguel d Costa 08/06/2011
Se alguem for descendente de UBALDINA AUGUSTA DE FIGUEIREDO NEVES, de São Gabriel-RS casado com meu Trisavô OLEGARIO DA COSTA REBELLO CORREA E SILVA em Uurguaiana-RS..entre em contato, pois procuro descendentes. Gracias.....meu e-mail- zinnete@bol.com.br

Permalink #165 #165 - julio cesar figueiredo de sousa 16/06/2011
história bonita dos figueiredo, nasci em são luis e minha familia figueiredo é toda de são joão batista mais tenho muitos parentes figueiredo aqui no rio de janeiro onde moro 27 anos bjs atoda essa familia linda meu facebook é jcfspossas@hotmail.com

Permalink #166 #166 - Paulo Figueiredo 24/06/2011
é bom ver a familia Figueiredo em espansão no Brasil, Os figueiredos tem 2 vertentes os que são descendentes a pouco de Portugueses e outra que veio a muito tempo junto com o brasil colônia, sendo praaticamente a mesma origem. veja mais informações e pesquise mais sobre historia da familia e acesse links para pesquisar e ver certidões gratuitas no blog conversandosobregenealogia.blogspot.com

Permalink #167 #167 - uilda mariana figueiredo da paz 30/06/2011
pelo que vejo sou da familia figueiredo original da bhaia,juntamente com o recife! eu adoraria encontrar os meus parentes de portugal e do brasil..sinto um desejo enorme de ver os laços de sangue,que fizeram parte do meu sobrenome..e familiares que nem sabia ter por esse mundo ha fora..amei o texto e tenho orgulho por ser uma figueiredo....bj

Permalink #168 #168 - Stenio Figueiredo Silva 04/07/2011
Não sei a origem da minha familia, mas meus avós maternos são de Sousa-PB. se chamava José Trajano Figueiredo e Francisca Mendes Figueiredo, se alguém tiver alguma semelhança da origem, favor entrar em contato.

Permalink #169 #169 - frederico pedro de figueiredo neto 05/07/2011
por ser tambem da familia resolvi resistrar a minha passagem nesta lista, sou de recife mas meu pai tem o mesmo nome só que em vez de neto é filho eles são do mato grosso, sem mais um beijo para todos os figueiredo.

Permalink #170 #170 - Rosangela Figueiredo 10/08/2011
sou Figueiredo habitante do Piauí e confesso que sempre tive curiosidade para saber a origem do meu sobrenome

Permalink #171 #171 - mateus figueiredo 16/08/2011
esse sobrenome e forte demas tenho curiosidade em saber da arvore gealogica de minha familia e vou saber , tenho tatuagem com meu sobrenome e agora quero colocar o brasao ajude me

Permalink #172 #172 - abner felipe maximo figueiredo 25/08/2011
fiquei mto feliz por descobrir minhas raizes dentre outras coisas.....

Permalink #173 #173 - Francisco Manoel de Figueiredo 30/08/2011
Um sobrenome atua como uma herança, uma espécie de "carimbo" que é colocado nos descendentes...portanto, não acontece por mero acaso e, indiscutivelmente, ainda que em diferentes graus de parentesco, entre aqueles que tem o mesmo sobrenome, existe algum parentesco. Nesta página, onde figuram dezenas de Figueiredos (e que aqui ora se pronunciam), não poderia deixar de cumprimentar a todos.

Permalink #174 #174 - PEDRO HENRIQUE DE MEDEIROS FIGUEIREDO 31/08/2011
Olá a todos, tenho contactado muito este site em busca dos descedentes de Domiciano Christino de Figueiredo que foi capitão da região de Ituverava-Franca, preciso de informações tanto do passado quanto dos descedentes, tenho buscado e lido bastantes microfilmes da região. Quem puder ajudar GRATO!

Permalink #175 #175 - valéria de souza figueiredo 06/09/2011
SOU NETA DE BERNARDINO FIGUEIREDO, NASCIDO EM GAIA, PORTO/PORTUGAL, MEU BISAVÔ CHAMAVA-SE JOAQUIM FIGUEIREDO E FOI CASADO COM EMÍLIA CASANOVA.

Permalink #176 #176 - Nilza Maria dos Santos de Paula Assis070 07/09/2011
Sou bisneta do Cel. Diogo Figueiredo, de Mocaco. Minha avó era Inocência Figueiredo, sua filha; ela morreu muito cedo, quando meu pai tinhq 5 anos, por isso não tivemos mais contaqto com a família. Minha avó teve 5 filkhos: Mariana Odete Figeuredo Lima que teve um filho, Guilherme Figueiredo Lima(já falecido), que eram estabelecidos em São Paulo; Rosentina, casada com Joaquim de Figueiredo Rosa, estabelecidos em São Sebastião do Paraiso, MG, e tiveram dois filhos, Glaucia e Glauco, este ainda estabelecido em S.Sebastião do Paraiso; Inês casada com Tristão de Carvalho,falecidos, que se estabeleceram em Casa Branca, SP, e tieram dois filhos Miriam e Marcelo; João Herberto, meu pai, casado com Julieta Stersi, que se estabeleceram em Piratininga, SP e tiveram 4 filhos: Cassio, casado, com Cleuza Toledo Soares, estabelecidos em Florianópolis e têm 3 filhos Cassio Filho,Flávio e Ricardo; Nilza Maria casada com Antonio Rubens de Paula Assis que se estabeleceram em Santos e tiveram dois filhos, Maria Nilza e José Eugênio; Elaza Regina, casada com José Gori que se estabeleceram em Bauru, SP e tiveram 6 filhas, Regina Maria, Maria Angela, Cristiane Maria, Eliane Maria, Adriane Maria e Maria Aparecida; Marina , casado comm Mauro Piccoloto Menezes, que se estabeleceram em Campinas, SP r tiveram 4 filhos : João Mauro, Luiz Roberto, Ana Paula e Luciana. Meu tio mais novo, Mario Dos Santos Figueiredo, estabeleceu-se em São Sebastião com Paraizo; casou-se com Helia, de Montes Claros e teve 4 filhos : Rodrigo, Ricardo, Mario e Mariana. Se alguem conhecer alguns dele ou parentes agradeço se me informarem. Meu e-mail é nilzapa1@hotmail.com . Fiquei contente em saber a origem do nome da família, é muito bonita.

Permalink #177 #177 - Maria Rita de São Pedro Carvalho 11/09/2011
Sou neta de Davina Auréa de Figueiredo, da cidade de Castro Alves. inha avó paterna era filha de um homem muito influente na cidade de Castro Alves, amigo pessoal do Poeta Castro Alves que a história conta que foi nos braços de meu bisavô que o poeta deu seus últimos suspiros provando que eram mesmos muito amigos.

Permalink #178 #178 - mauro figueiredo da silva 12/09/2011
tenho muito orgulho de ser um figueiredo que vem da minha bisa avo;framcisca figueiredo de moura e do meu bisa vo jovemtino figueiredo so sei que ela naceu no ceara eveio ebora e numca mais viu sua familia ; paternaso sei que prevaleceu o nome figueiredo hoje minha avo tem89 se chama; elisabth figueredo da silva porque ela casou com amaro pereira da silva e colocou neste nome silva por era comun e mais facio para ele entra no quartel porque o nome do meu avo e amaro pereira de queroz

Permalink #179 #179 - Guilherme Gama Figueiredo 12/09/2011
sou de Divisopolis-mg, meu avó e Figueiredo de Jordania-MG Ulderico Ferraz Figueiredo ele tem muito orgulho de ser figueiredo, gostei da historia tambem

Permalink #180 #180 - Rosimar de Souza Figueiredo 07/10/2011
Amei saber da minha querida família Figueiredo,meus avós eram de MG-Divino e Carangola,muito legal...

Permalink #181 #181 - Santos de Souza Guerra 12/10/2011
Sou neto de Lafaiete Rodrigues de Figueiredo e minha família é de Itabira- Mg. Tenho pesquisado sobre minha família e já desacobri que os primeiros Figueiredo que consegui encontra registro na região de Itabira se estabeleceram em Catas Altas e se espalharam por Santa Bárbara, Barão de Cocais...chegando a Itabira, tudo isso a partir do século XVIII.

Permalink #182 #182 - Eny Severino de Figueiredo Prestes 16/10/2011
há muito procurava saber se realmente o que me pai comentava a respeito de meu nome para ver se havia respaldo já que ele apenas conhecerá seus pais e avos. Lendo essas informaçoes sobre a familia figueiredo fiquei muito feliz., Porque realmente é verdade. tenho certeza que pertenço a uma dessas ramificaçoes. Minha mãe era Eva Pereira de Lima, filha de lazaro pereira de Andrade e Ana Rita Pereira e meu pai filho de Liberato Saldanha de Figueiredo e Lazara Luiza de Figueiredo. Meus pais eram primos legitimos. Era tradiçao na familia para não dividirem as heranças. Minha avo paterna era tia e sogra de minha mãe. Minha tia Aparecida de Figueiredo era casada com um primo Sinval. Assim, eram parentes casando-se com parentes. Gostaria que me envia-se o livro se tiver. obrigado. Dra. Eny Severino de Figueiredo Prestes

Permalink #183 #183 - Lidia Figueiredo 17/11/2011
Gostaria de saber se existe algum FIGUEIREDO do Rio de Janeiro... nossa familia do Ramo de Sr. AMERICO LOPES FIGUEIREDO vai de encontrar em Macae RJ em janeiro de 2011

Permalink #184 #184 - TELMO RIBEIRO DE FIGUEIREDO 23/11/2011
Muito interessante. Sou neto de um Figueiredo, português, de nome Carlos Homobogno Figueiredo, que migrou para Ilhéus, por volta de 1900/1910, tendo vindo para o Brasil com dois irmãos, os quais migraram para a região norte. Meu avô era mascate, tendo sido inclsuive citado na obra de Jorge Amado, São Jorge dos Ilhéus", como Carlos, o Mascate.

Permalink #185 #185 - Adriana Figueiredo de Oliveira 30/11/2011
Meus avô era JOAQUIM JOSÉ SILVÉRIO DE FIGUEIREDO, não sei se tenos parentescos em SP, apenas sei que eram do interior de SP (Ipuã, Ituverava). Quem tiver notícias entre em contato por favor.

Permalink #186 #186 - Pedro Henrique de Medeiros Figueiredo 11/12/2011
Prezada Adriana; Minha familia vem de uma Ramificação da Região de Franca, Ituverava, São José da Bela Vista, Guára e outras. A ligação mais proxima de mim que veio desta região e meu avô, Gerson Christino de Figueiredo neto do Ilustre Capitão Domiciano Christino de Figueiredo cujo foi vereador no municipio de Ituverava por volta do ano de 1904. Eu tenho buscado muito, descedentes quanto pessoas que tenham conhecimento sobre os ascedentes ou antepassados deste Domiciano Christino Figueiredo. A busca dele tem sido um grande acento de interrogação. Bem eu Tenho informação a respeito de um: JOAQUIM SILVERIO DE FIGUEIREDO, como é antigo certamente a diocesse central é a de Franca. Tenho muitas gerações como seus antepassados mas vou citar apenas seus pais e sua esposa: Pais: JOAQUIM ALVES PORTO E FRANCELINA CANDIDA DE FIGUEIREDO. Esposa: Carolina Angelica da Silveira. Se bate as informações contacte-me novamente por este site ou pelo email: pedrinho-federa@hotmail.com Grato, P. H. M. Figueiredo

Permalink #187 #187 - eliane figueiredo 13/12/2011
Pelo que se observa, a familia figueiredo é imensa e também muito participante na colonização de nosso abençoado Brasil!......visto que há familias figueiredo tanto no sul, como no nordeste! O meu Figueiredo é do interior do Estado de PE, cidade de Limoeiro, os Gombe de Figueiredo, minha avó, Iracema Gombe de Figueiredo

Permalink #188 #188 - Carlos Veloso de Figueiredo Leitão 15/12/2011
Bom, venho do braço do Cap. Luiz de Figueiredo Leitão... os Figueiredo descendentes dele estão hoje principalmente nas cidades de Montes Claros, Bocaiúva, Belo Horizonte, Capelinha e Pedra Azul. Todas cidades daqui de Minas Gerais.

Permalink #189 #189 - Ebaldair Figueredo 16/12/2011
Tudo que sei da familia figueredo é que meu avô se chamava João e Minha Avó Placida . Uma das Minha bisas foi pega no laço e se chamava Prinsesa Izabel Rainha de Portugal ( misturas de Sobrinome Oliveira e Mattos) Minha falecida Mães Maria Figueredo Casou-se com sobrinome da famila Rios e Lembro que ela falava muito do seu tio Saturnino. Não Conheco os descententes da minha mãe. Deixo aqui um caloroso abraço, familas Fagieredo

Permalink #190 #190 - Renata Figueiredo Souza 30/12/2011
Sou neta de Miguel Ignácio de Figueiredo, família FIGUEIREDO do CEARÁ, Que tem parentesco com os Figueiredos de BELÉM, pois um dos irmãos acabou indo para BELÈM e lá povoou com os FIGUEIREDO também e Geraldo Figueiredo que escreveu esse artigo é primo de mamãe Maria Otília Tejo de Figueiredo.

Permalink #191 #191 - Fabrício Figueiredo Malerba 01/02/2012
Meu avô se chamava Mário Lemes de Figueiredo, minha mãe Lúcia Regina de Figueiredo Malerba, nossa família veio de Fama - MG, e foram p/ Lorena - SP, hoje eu moro em Itamonte - MG

Permalink #192 #192 - Maria Aparecida de Figueiredo 01/02/2012
Dois irmãos vieram de Portugal para MG - João Alves de Figueiredo e JOSÉ ALVES DE FIGUEIREDO,este casou-se e teve filhos dos quais,ANTONIO ALVES DE FIGUEIREDO,casado,teve 5 filhos:José Eduardo,Purcina Candida,Maria Silveria,Marianna Candida e JOB ALVES DE FIGUEIREDO que casou-se com GRACIANA MARIA DE JESUS e teve 14 filhos:Antonio,José job,Jonas,Maria,Purcina,Messias,Mariana,Ambrosina,Ermelina,Christina,Carlota,Maraia das Dores e THOMAZ ALVES DE FIGUEIREDO (meu bisavô) que casou-se com MARIA CANDIDA DE OLIVEIRA e tiveram 8 filhos (Dalila,Adelina,Gasparina,Adélia,Job Val,Nair,Maria Antonieta e THOMAZ FIGUEIREDO ( meu avô)nascido em Campos Gerais/MG e casou-se com Bemvinda Lemes nascida em Cambuquira/MG tiveram 12 filhos: Maria,Thomaz,Amâncio,,Maria Davina,Bemvida,Sinval,Nair,Joé Lúcio,Joé Lemes,Astolfo e MARIO LEMES DE FIGUEIREDO (meu pai) que casou-se com Maria Aparecida Oliveira Braga e tiveram 8 filhos que lhes deram 15 netos e 19 bisnetos até esta data.Meu av^Thomaz Figueiredo veio de Corrego do Ouro hoje Fama/MG para Lorena/SP com seus filhos em 1928 estabelece-se na Fazenda São Thomaz, onde dedicou-se a criação de Gado Zebu Gyr,onde meu pai enquanto vivo deu continuidade a criação. Grande abraço a todos Figueiredos!

Permalink #193 #193 - HELIO SILVA DE FIGUEIREDO 04/02/2012
E COM ORGULHO E IMENSO PRAZER, QUE FAZO PARTE DA FAMLIA FIGUEIREDO,NEU PAI SE CHAMA HELIO DE FIGUEIREDO, DA REGIAO DE NOVA LIMA MG, MINHA MAE POR COINCIDENCIA TAMBEM FIGUEIREDO, SE CHAMA MARIA HELENA SILVA DE FIGUEIREDO, DA REGIAO PONTE NOVA E DE TEIXEIRAS MG. MINHA FALECIDA VO MATERNA SE CHAMAVA MARIA DE FIGIUEIREDO SILVA, CASADA COM RAIMUNDO SOUZA E SILVA, DEVO TER MUITOS PARENTES NESTAS REGIOES. UM GRANDE BEIJO A TODOS, QUE DEUS ABENCOE A NOSSA FAMILA QUE E SOMENTE UMA, A NOSSA FAMILIA (FIGUEIRA) FIGUEIREDO.

Permalink #194 #194 - Daniel Pimenta de Figueiredo 06/02/2012
Tenho boa parte da decendencia do Cap. Luiz de Figueiredo Leitão, caso tenha interesse favor entrar em contato.

Permalink #195 #195 - SUELANE FIGUEIREDO DUARTE 06/02/2012
nossa gostei muito de saber mais sobre o meu sobrenome, eu já fazia idéia que era importante e desbravador, pois todos da família tem isso neles, sou filha de Jaime Figueiredo, e neta de Trajano Figueiredo, por favor, não conheço meus familiares que moram no sul do brasil, moro em manaus am, já faz quase 30 anos que não temos contato com a família, um beijo, Sul.

Permalink #196 #196 - Francisco de Paula Figueiredo 09/02/2012
Sou filho de Livia Borges Figueiredo - nascida em Santa Vitória do Palmar no RS. Minha Vó materna era Clementina Borges Figueiredo, também daquela cidade. É tudo que sei!

Permalink #197 #197 - Gabrielly Figueiredo Pinto 16/02/2012
Nossa quando minha bisa vó me disse q eu tinha parentes em Portugal e em Fortaleza eu naum acreditei !kk

Permalink #198 #198 - JULIANA FIGUEIREDO CHAGAS SANTIAGO 17/02/2012
Oi, nasci Juliana Figueiredo Chagas, hoje trago também o sobrenome Santiago. Figueiredo vem da família de minha mãe, Marcelina Figueiredo Chagas, hoje com 82 anos, filha de Anacleto Figueiredo e Eduarda de Almeida, nascida na cidade de Januária, norte de Minas Gerais. Será que você conhece a familía Figueiredo desta cidade? Seria ótimo poder trocarmos informação sobre a família. Abraços.

Permalink #199 #199 - nadia andreia g.marques de figueiredo 17/02/2012
oi.. estive a ler o artigo em cima e achei mesmo muito interessante, pois os meus avós paternos são de Viseu e pelo que a família me disse os avós dos meus avós foram alguém de grande importância, acho que foram condes e viscondes, e sei que também estiveram no Brasil. é só o que sei mas é realmente muito giro descobrir de onde viemos..

Permalink #200 #200 - JOSÉ MESQUITA DE FIGUEIREDO BARBOSA 21/02/2012
Sou filho de Geraldo Rodrigues de Figueiredo Barbosa, hoje com 83 anos. De Salvador, Bahia. Meu bisavô era português do Viseu. Gostaria de saber se existe chance de sermos da mesma família. Como fazer a pesquisa? Se puderem fazer contato eu agradeceria muito.

Permalink #201 #201 - Marco Aurélio Campos Figueiredo 20/03/2012
Sou filho de Mario Celso Figueiredo o "Mauro", nascido em Ribeirão Pequeno. Nunca estive na cidadade de Ribeirão, mas gostaria muito de conhecer.

Permalink #202 #202 - Victor Figueiredo 22/03/2012
Já pensaram em uma reunião de família..?

Permalink #203 #203 - Victor Figueiredo 22/03/2012
Já pensaram em uma reunião de família..?

Permalink #204 #204 - VICTOR CEZAR FIGUEIREDO 22/03/2012
Família Figueiredo, Belém PA, contato victor_cezar_102hotmail.com

Permalink #205 #205 - Odilon Figueiredo 29/03/2012
Bem !!! eu não sabia nada da história do meu nome, mais depois der ver e ler tudo o que está qui...achei bem legal, parabéns pelo site.

Permalink #206 #206 - Wanderson Alves de Figueiredo 30/03/2012
Bom, boa parte da minha familia Figueiredo é de Paraná e Alagoas então não sei.

Permalink #207 #207 - JOSÉ MAYCON PEREIRA 10/04/2012
A familia do meu pai, todos carregam o sobrenome Figueiredo, e são do Espirito Santo, será fazem parte da mesma família? O mais velho de todos, morreu, no mes passado, (março2012) e ele tinha 92 anos, será que alguns imigraram para o Espírito Santo. Gostaria de saber.

Permalink #208 #208 - rafael de jesus figueiredo 14/04/2012
sou de bhte tenho orgulho de meu sobrenome.meu pai juventino de souza figueiredo meu avo joventino figueiredo.todos de médina norte de minas gerais

Permalink #209 #209 - AURORA DE PINHO MOREIRA FIGUEIREDO 25/04/2012
OLA MEU BIS AVO CHAMAVA SE ANTONIO FIGUEIREDO NATURAL DE VISEU SATAO CASOU SE COM IRENE DA SILVA MOREIRA EM VILAR DU PARAISO VILA NOVA DE GAIA ELA NATURAL DE AROUCA VARZEA. MEU PAI ANTONIO MOREIRA DE FIGUIREDO FALECIDO EM 1989 CASADO COM EMILIA DE PINHO NOITES NATURAL DE ROSSAS AROUCA. EU AURORA DE PINHO MOREIRA FIGUEIREDO NACIE EM PORTUGAL ACTUALMENTE RESIDENTE EM FRANCA DESDE 45 ANOS TENHO 1 IRMOA ALFREDO DE PINHO NOITES FIGUEIREDO E NORVINDA DE PINHO MOREIRA FIGUEIREDO. A FAMILIA DO MEU PAI ERA DE VISEU SATAO MAS MUITOS IMIGRARAO PARA O BRAZIL E OUTROS IRMAOES ENCONTRAN SE NO PORTO QUE NOA CONHESSO MUE PAI FALAVA D4UN IRMAOE CHAMADO JUAQUIN QUE TINHA UM OLHO DE VIDRO E TINHA MUITOS FIHLOS aurore.de.almeida@hotmail.fr

Permalink #210 #210 - Elizabeth Figueiredo Costa 25/04/2012
Minha família Figueiredo é imensa aqui e Minas Gerais. Região Conceição do Mato Dentro, Serro, Diamantina, Itabira, Ipatinga, Monlevade, Belo Horizonte. Minha bisav´chama-se CATARINA DE SENNA FIGUEIREDO, MEU BISAVÓ PEDRO ROSA FIGUEIREDO. MEU AVÔ JOSE GREGÓRIO FIGUEIREDO. MINHA MÃE, HERMENGARDA FIGUEIREDO COSTA. Gostaria de informações a respeito dos Figueiredos vieram para Minas Gerais. Tem como me ajudar?

Permalink #211 #211 - VANILDA 30/04/2012
Eu conheço familia Figueiredo em Murubaí 2º distrito de Araruama. Nome de um dos filhos de Pedro Figueiredo de Andrade, Romário Figueiredo de Andrade. Eu queria saber mais assunto da familia. Hoje em dia estão ramificada por vários lugares do Brasil.

Permalink #212 #212 - Beatriz figueiredo bispo 03/06/2012
quem conhesi eu ou minha mae selama aparecida figueiredo filha de olga figueiredo entre em contato bya_htinha13@hotmail.com orkut

Permalink #213 #213 - Carlos Humberto Santos Figueiredo 05/07/2012
Meu Pai,se chamava Luiz Dorgivaldo Figueiredo.(em memória) Meu nome:é Carlos Humberto Santos Figueiredo 09/10/1968.

Permalink #214 #214 - Clarisse Silva Figueiredo 10/07/2012
eu tenho o nome FIGUEIREDO graças ao meu pai que tem esse sobrenome eu agradeço muito a ele eu tenho um nome de origem TEUTÂNICA. Pai muito obrigado!!

Permalink #215 #215 - Eid Pereira dos Santos 31/07/2012
Procuro por minha amiga de infancia Yasmin C. Figueiredo, que morava em Terra Rica PR na decada de 80.

Permalink #216 #216 - Amarildo Alves de Figueiredo 17/10/2012
Caro amigo Amilson . meu pai e mia mae senpre valava deste lugar ITANBACURI que tinha parentes neste lugar meu pai chama DIOMIRO CAMARGO DE FIGUEIREDO meu imail AMARILDODI@HOTMAIL.COM

Permalink #217 #217 - Amarildo Alves de Figueiredo 17/10/2012
PARA O COMETÁRIO Nº 153 DE Amilson Camargo de Figueiredo de itanbacuri ver o COMENTÁRIO Nº 146 Amarildo Alves de Figueiredo Campo Grande MS meus pais moravão en ITANBACURI MG foi ai que eles casarão na igreja

Permalink #218 #218 - miqueias figuereido 08/11/2012
eu gostei muito de sabe da minha familia figuereido porque o primeiro figuereido vem da minha familia

Permalink #219 #219 - Eustaquio 13/11/2012
tenho muito orgulho de pertencer a essa familia

Permalink #220 #220 - SUELANE FIGUEIREDO DUARTE 14/11/2012
olá, gostaria de informações se conhecem os meus familiares do senhor TRAJANO FIGUEIREDO, filho de Trajano Cannuto Figueiredo e Virginie Becavelle são meus avós paternos, se souberem de qlqer informação, por favor preciso com urgência, informar que meu pai faleceu, e não sei como avisar a família pois não os conheço., email; duarte.sul0@gmail.com.

Permalink #221 #221 - SUELANE FIGUEIREDO DUARTE 14/11/2012
desculpe, trajano figueiredo era meu avô, meu pai é o senhor Jaime Figueiredo, morou em muitos lugares do brasil, mas é do Rio grande do sul, viveu muito tempo em vitória..por favor, se vc que ver esse comentário e for um dos filhos de meu pai, do 1º relacionamento, não se sinto magoado ou algo parecido, é muito importante nosso pai faleceu, e quero lhe conhecer, pois vc faz parte de mim tbm, um beijo bem grande.! email: duarte.sul0@gmail.com

Permalink #222 #222 - Rafael AF Rodrigues 07/01/2013
Os irmãos (alferes) João Alves de Figueiredo e (Cap. Mor) José Alves de Figueiredo, vieram da região do Viseo em Portugal (aonde eram registrados como "Alvares"), em meados de 1760. Se casaram com duas irmãs "Villela" descendentes das famosas "três ilhoas". Foram Grandes sesmeiros especialmente nas regiões de MG e SP Franca e Mococa, entre outras. Junto com as famílias Villela, Garcia, Junqueira e outras, das quais eram parentes, foram os grandes desbravadores de MG e SP. Estamos compilando várias árvores genealógicas desta enorme descendência. Quem puder nos ajudar, por favor, entre em contato. Rafael Augusto Furegato Rodrigues - facebook

Permalink #223 #223 - Rafael AF Rodrigues 07/01/2013
OBS: Em MG tinham grandes fazendas nas regiões de Cruzilia e Baepedi inicialmente.

Permalink #224 #224 - Ana Rodrigues 07/03/2013
Ola, gostaria de obtêr informações acerca da familia FIGUEIREDO, natural de S. Pedro do Sul. O meu tetravô chamava-se Abel Rodrigues de Figueiredo, nascido em 1866-12-26, casado com Margarida Rosa de Jesus, natural da Costeira, Carregosa, concelho de Oliveira de Azemeis. Quem tiver essa informação, agradeço a sua resposta.

Permalink #225 #225 - Anna 28/03/2013
Tenho informações de Camilo Rodrigues da Silva Figueiredo nascido em 1817 ou 1824 antes do seu tetravó. Ferreiros de Tendais. O pai dele é primo do pai do Serpa Pinto (O viajante) Essa família é complicada por ser descendente de judeus e a omissão e troca de nomes de pais era comum. Mais complicado ainda é alguém se apresentar na época de hoje como Figueiredo o que não quer dizer nada. Para genealogistas só interessa tetravôs pra trás.

Permalink #226 #226 - ALINE MARIA FIGUEIREDO ANDRADE 01/04/2013
SOU D SOBRENOME FIGUEIREDO E TENHO MUITO ORGULHO POR ISSO MEU AVÔ C CHAMAVA SÓTER CLEMENTINO DE FIGUEIREDO,CASOU-SE COM BRITES ALMEIDA DE FIGUEIREDO.'

Permalink #227 #227 - ALINE MARIA FIGUEIREDO ANDRADE 01/04/2013
SOU D SOBRENOME FIGUEIREDO E TENHO MUITO ORGULHO POR ISSO MEU AVÔ C CHAMAVA SÓTER CLEMENTINO DE FIGUEIREDO,CASOU-SE COM BRITES ALMEIDA DE FIGUEIREDO.'

Permalink #228 #228 - Neldi Alves Figueiredo 06/04/2013
Filho de Apolônio Antunes Figueiredo, nascido em Minas Gerais, filho de Apolinário Antunes Figueiredo. Onde eu fico nessa? Podem me dar mais informações.

Permalink #229 #229 - José Luiz Pinheiro de Figueiredo 27/04/2013
Meu avô Bernadino de Senna Figueiredo (Senna colocado posteriormente), viveu em Barbacena/MG, casada com Jovita couto de Senna Figueiredo. Teve 7 filhos e 2 filhas, entre eles, meu pai, Fábio de Senna Figueiredo. Meu avô ( que não conheci), atuou intensamente na política mineira. Foi deputado federal e participou do governo de Crinspim Jaques Bias Fortes, quando da transferência da capital mineira, para BH.Foi autor do projeto do atual Ipsemg. Deu nome a uma rua no Bairro Cidade Nova/BH. Minhas homenagens a essa tradicional Família mineira, que deixou relevantes serviços e exemplos para a comunidade e seus descendentes.

Permalink #230 #230 - Ana Rodrigues 03/05/2013
Ola Anna, gostaria de saber mais sobre os meus descendentes, esta disposta a ajudar-me? Obrigada fiquei muito feliz Meu email - ana.kristina@hotmail.com

Permalink #231 #231 - Richard figueiredo furlan 11/05/2013
por favor queria saber mais sobre meu antepassados

Permalink #232 #232 - Cleidson Figueiredo 18/07/2013
BOM, MEU PAI SE CHAMA VALDEMIRO NAZARIO DE FIGUEIREDO..E MEU AVÓ JÁ FALECIDO JOSÉ NAZARIO DE FIGUEIREDO, SOU DO RIO GRANDE DO NORTE

Permalink #233 #233 - ODILIO DE FIGUEIREDO FILHO 28/11/2013
Eu sou natural de Juazeiro do Norte, Ceará, filho de Odilio Figueiredo, neto de Dirceu Inacio de Figueiredo, bisneto de Joaquim Inácio de Figueiredo, oriundo da região dos Inhamjuns, no Ceará e trineto de José Inácio de Figueiredo. Segundo meu pai, nossa famiília descende de um de dois Figueiredos procedentes de Portugal que fixaram residência em alguma cidade da Paraíba, provavalmente João Pessoa, por ser a capital. Gostaria de ter informações sobre a procedência dessa informação e quais os nomes desses dois Figueiredos. Aproveito o ensejo para parabenizá-lo pelo bom trabalho, inclusive com a história sobre a origem do nome Figueiredo.

Permalink #234 #234 - juarez alves dos santos 31/12/2013
bom minha curiosidade, sobre-nome figueiredo,minha mae conta que meu avo era francisco figueiredo,moravam na regiao do norte do parana,e conta ela que o presidente figueiredo era primo do avo francisco[vô chico]ela sempre falava sobre esta familiaridade embora nós nao o conhecemos pois faleceu quando ela era ainda pequena..

Permalink #235 #235 - Antonio Figueiredo 02/01/2014
tenho que achar a família do meu pai tbm e figueiredo e a muito tempo procuro

Permalink #236 #236 - GLAUCIA DE FIGUEIREDO PEREIRA 05/01/2014
Sou de Sabará, tenho parentes Figueiredo em Caeté, Sabará, e outras cidades. Meu pai era Elias de Figueiredo, tinha um irmão Daniel de Figueiredo casado com Nair Figueiredo(Sabará), que moravam em Goiás. Se alguem conhece, algum deste Figueiredo de Goiás favor entrar em contato.

Permalink #237 #237 - Leony Muniz 01/02/2014
Li no Google sobre a origem do sobrenome Figueiredo e fiquei interessada porque sou bisneta de Firmino Cândido de Figueiredo, pernambucano, de Limoeiro, escritor e dono de muitos talentos, sobre o qual estou escrevendo a sua biografia e resgatando a sua obra editada a 150 anos. Gostaria de obter mais informações a respeito da família Figueiredo que veio para o Recife -Inácio de Figueiredo (1624-1668) e seu neto José Bernardo de Figueiredo( (09.06.1830). Receio que esta data não esteja correta, pois diferença de 200 anos entre avô e neto é muito grande. Desde já fico-lhe grata. Atenciosamente, Leony

Permalink #238 #238 - Augusto Deeke de Figueiredo 01/02/2014
Prezado Geraldo Figueredo ou, melhor, Geraldo de Figueiredo, Com grande satisfação lí esse seu excelente apanhado genealógico. Transuda dêle a preocupação de fornecer informação séria e completa -- dentro do exequível. Apenas um reparo referente ao tópico 11., onde lemos ..."José Deeke, um escritor que visitou as colônias alemães, etc" ... Meu tio-avô José era , sim, escritor de horas vagas, mas brasileiro, nascido em Blumenau. Foi mor parte de sua vida diretor da Sociedade Hanseática em Hansa Hammonia, hoje Ibirama/SC

Faça seu Comentário

O Ribeiraopequeno.com.br oferece textos informativos, historias e fotos para divulgação das Comunidades do Distrito de Ribeirão Pequeno - Laguna - SC. Caso o visitante discorde de algum texto ou foto e queira reportar o fato à nossa equipe: (Fale Conosco)

#Topo

Criação de Sites: Migmidia